Notícias

PM: “Renato Cardoso foi uma referência para mim em vários domínios”

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, foi um dos dois apresentadores no acto de lançamento do número especial do jornal «Artes e Letras» em homenagem a Renato Cardoso, que considerou uma homenagem justa pois foi um “homem muito à frente da sua época, um visionário, um criador do futuro” e uma “referência” para ele “em vários domínios.

José Maria Neves, recorda-se, trabalhou com Renato Cardoso, enquanto parte da equipa para a Reforma do Estado e da Administração Pública, liderada pelo saudoso, de 1986 a 1989, ano do assassinato de Cardoso, e conviveu de perto com ele. “Uma equipa jovem, interdisciplinar, inovadora e incutiu em nós o espírito da indagação, do inconformismo”, frisa o Primeiro-Ministro.

Daí poder falar com propriedade do homenageado que considera uma “referência”, pois que Renato Cardoso tinha “uma grande preocupação com a eficiência e a efectividade da administração, queria construir uma administração moderna e uma administração com fortes preocupações de qualidade”, dando indubitavelmente um contributo enorme para a modernização do país e para a mudança de regime político.

Neves recorda que Renato Cardoso “organizava debates que eu considero subversivas para a época e Renato Cardoso queria contribuir, por dentro, para a mudança do sistema político, para a construção de uma democracia em Cabo Verde e para o aprofundamento das liberdades e para o exercício de uma opinião pública autónoma e consciente das suas responsabilidades sociais, contribuindo para a consolidação de uma sociedade civil muito forte e muito actual”, salienta o Primeiro-Ministro.   

O Chefe do Executivo realça ainda o contributo que Renato Cardoso deu no campo musical, ele que foi um exímio compositor, como o “visionário” que era, utilizando-se da música para passar uma outra “mensagem política” e “com fortes preocupações sociais”.

Ouça aqui as declarações do PM sobre Renato Cardoso, apelando a que as interessantes reflexões dele no domínio do Estado e do desenvolvimento em África e das relações externas em Cabo Verde possam ser mais divulgadas e conhecidas nas escolas de Direito e de Negócios e Governação, lembrando que a cerimónia de lançamento desta edição do Jornal Artes e Letras aconteceu no pátio da Escola de Negócios e Governação da Uni-CV, em Achada de Santo António.

Ouça as declarações do PM na RádioPM:

https://soundcloud.com/primeiro-ministro/pm-enaltece-renato-cardoso-como-referencia-e-visionario