O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, recebe nesta segunda-feira, 12 de Janeiro, às 11H30, no Gabinete do Primeiro-Ministro, o presidente do Sport Lisboa e Benfica de Portugal, Luís Filipe Vieira e uma delegação do clube e da Fundação Benfica, que se desloca a Cabo Verde, para uma visita de algumas horas, numa missão de solidariedade para com as vítimas da ilha do Fogo.
Logo de seguida, às 12H15 está marcada uma conferência de imprensa para abordar a audiência, na sala de conferências do Gabinete do Primeiro-Ministro.
O Objectivo desta viagem, de acordo com a direcção do Sport Lisboa e Benfica e a sua Fundação, terá a ver com a necessidade de conhecer a situação real que se vive neste momento na ilha do Fogo em função dos estragos causados pela erupção e auscultar as autoridades, neste caso o Chefe do Governo sobre as perspectivas do Executivo no que se refere às acções a serem desenvolvidas no âmbito do plano de reconstrucção da ilha. Isso, para que o clube e a fundação possam conceber formas mais eficazes, de acordo com as suas possibilidades e solicitação, de darem o seu contributo.
É nessa óptica que a referida delegação faz questão de visitar a ilha do Fogo, estando o regresso a Portugal marcado para o mesmo dia, ao final da tarde.
É importante lembrar que desde as primeiras horas da erupção, ainda nos finais de Novembro último, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, manifestara ao Primeiro-ministro, através de uma conversa telefónica, a solidariedade e disponibilidade da instituição que representa em apoiar as vítimas de Chã das Caldeiras. Um apoio que certamente será muito valorizado pelo Governo e acarinhado pelos cabo-verdianos, os foguenses em particular.
Fazem parte ainda esta delegação benfiquista, para além de Luis Filipe Vieira, o Presidente Executivo da Fundação Benfica, Carlos Móia, o ex-futebolista Nuno Gomes, actualmente com o pelouro das relações internacionais do Benfica, e o director de comunicação do Sport Lisboa e Benfica, João Gabriel. Ainda com a comitiva deverão chegar um grupo de aproximadamente sete membros da comunicação social portuguesa para fazer a cobertura desta missão a Cabo Verde.