O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, recebeu nesta terça-feira, às 11H30, Maria Teresa Segredo, uma cabo-verdiana radicada na Holanda e que recentemente mereceu, não uma, mas duas distinções de ambos a Rainha e o Rei da Holanda pelo seu trabalho meritório enquanto activista social.
Segredo encontra-se em Cabo Verde, acompanhada de uma delegação holandesa, numa missão de solidariedade para entregar vários donativos a algumas Câmaras e instituições de cariz social, parte do trabalho que ela vem desenvolvendo há vários anos e que lhe mereceu o reconhecimento da família real holandesa, ela que inclusive fundou em 2003 a Associação Amigos do Paúl, a sua terra natal, e que muito tem feito em prol do desenvolvimento daquele concelho e para o reforço das relações entre os dois países.
Maria Teresa Segredo que já havia sido condecorada recentemente pela Rainha Beatriz, ainda antes desta ter passado o trono ao filho Willem-Alexander, com a ordem de Orange-Nassau, símbolo da família Real, voltou a ser distinguida no passado dia 25 de Abril, desta feita pelo Rei com o título “Honra Real”, por ocasião do primeiro aniversário do seu reinado, juntamente com mais três cidadãos holandeses, sendo ela a única estrangeira, que também se destacaram em suas áreas de actuação.
A cabo-verdiana é mesmo a capa de uma brochura destacando os quatro homenageados, um motivo de orgulho para a comunidade de cabo-verdianos a que representa na Holanda e em toda a Diáspora e, certamente, também para os cabo-verdianos nas Ilhas. A audiência é também um sinal de reconhecimento do Primeiro-Ministro pelo trabalho meritório que Segredo vem realizando em prol da sua comunidade.
De referir ainda que Maria teresa Segredo foi recentemente também distinguida pelo Burgomestre da cidade de Roterdão, Ahmed Aboutaleb que destacou, num livro de sua autoria, o “orgulho” da cidade de Rotterdam por acolher tão distinta senhora.