Notícias

PM realça papel de programa de alimentação escolar no sucesso escolar e na justiça social

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, presidiu esta sexta-feira, o acto de encerramento da primeira edição da “Semana da Alimentação e Saúde Escolar” que decorreu em Mindelo, de18 a 22 de Maio, tendo aproveitado para realçar a importância das refeições quentes nas escolas para o sucesso e integração escolar, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos.

José Maria Neves defende que tal programa é fundamental para que as crianças provenientes das famílias mais pobres possam prosseguir os seus estudos, ajudando a combater o abandono escolar e para que possam assim ter a oportunidade de terem sucesso profissional.

Cabo Verde, diz, orgulha-se de ser um país onde qualquer criança, independentemente das suas origens, pode ambicionar a ser engenheiro, médico ou qualquer profissão que desejar, desde que estude com afinco.

O Primeiro-Ministro destaca ainda o grande desenvolvimento social desde a independência até esta, sobretudo em relação à saúde escolar, sendo que doenças antes comuns de pele e outras estão hoje praticamente erradicadas das escolas e das casas das famílias, muito por causa do forte investimento consciente na educação e na segurança alimentar e com os programas de saúde escolar.

Neves realça o esforço que o Executivo, desde que ganhou as primeiras eleições em 2001, têm feito para manter e ampliar o programa, sobretudo no momento em que os principais parceiros deste programa já retiraram o seu apoio em função dos avanços do país e consequente aumento dos índices de qualidade de vida das pessoas, para o qual muito tem contribuído as refeições quentes nas escolas.

Assim, o Primeiro-Ministro agradeceu a todos os envolvidos na execução deste programa pelo esforço, estimulando-os a continuar, sabendo que podem contar com o apoio e compromisso do seu Governo.

Em relação a esta “Semana da Alimentação e Saúde Escolar”, importa dizer que trata-se de uma iniciativa da Fundação Caboverdiana de Acção Social, Escolar e do Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI), com o objectivo de divulgar as acções desenvolvidas no âmbito da Saúde escolar e sensibilizar a sociedade nacional para um maior envolvimento no processo de implementação do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar, recentemente aprovado pelo Parlamento.

A FICASE, através do programa de alimentação e cantinas escolares, distribui diariamente cerca de 90 mil refeições aos alunos do pré-escolar e do ensino básico em todo o país.

São ainda parceiros neste evento a Cooperação Luxemburguesa, Cooperação Espanhola, Ministério da Educação e Desporto (MED), Ministério da Saúde (MS), Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) e a Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI).