Notícias

PM realça necessidade de aposta na qualidade internacionalização da economia nacional

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, aproveitou o Lema desta III Feira do Agro-negócio, edição 2015, esta tarde na cidade da Praia, “Acrescentar valor, transformar e internacionalizar”, para apelar ao esforço dos nossos empresários nos mais diversos sectores à busca da qualidade e do maior valor acrescentado aos produtos no sentido de conquistar novos mercados e ultrapassar a pequenez do mercado nacional.

O grande constrangimento de Cabo Verde, no que tange ao ambiente de negócios e à economia tem a ver com a dimensão do nosso mercado, que é pequeno, por isso, temos de apostar claramente na criação de valores e acrescentar esses valores em tudo que fizermos, particularmente no sector da agricultura, pecuária e agro-alimentar”, reflecte, Assim, Neves acrescenta que só poderemos atingir outros mercados “garantindo a qualidade dos nossos produtos”.

Para que tudo isso possa ser alcançado, Neves salienta a importância das parcerias público-privadas de que esta III edição da Feira Internacional de Agro-negócios é exemplo, para além de que mostra todo o potencial do sector do agro-negócio

É também prova de que “vale a pena continuar a apostar no agronegócio”, realçando todo o forte investimento que os sucessivos liderados por ele vêm fazendo na agricultura, sobretudo no que tange à mobilização de água, transformação de produtos, no apoio à empresarialização do sector, bem como na busca de novos financiamentos.

Mesma linha também seguida pela Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet que frisou todo o esforço do Governo no sentido de apoiar o sector agrícola. Ortet salienta que esta feira, num momento em que o país atravessa um rígido período de seca é também prova do potencial do sector e de que os investimentos feitos terão valido a pena.

Por sua vez, o presidente do conselho de administração da FIC (Feira Internacional de Cabo Verde), José Martins, reforça a ideia defendida por Eva Ortet, socorrendo-se dos números para mostrar o crescimento desta feira. Ao todo participam nela aproximadamente 120 expositores entre nacionais e internacionais, estes últimos provenientes de Portugal, Espanha, Senegal, Brasil, São Tomé, Cuba e Itália.

A Feira que acontece no Pavilhão da FIC, no antigo Aeroporto Francisco Mendes vai de hoje, 29 de Maio, ao dia 31 de Maio, próximo domingo.

Para além das exposições e workshops, a feira será o palco do lançamento oficial da Campanha Nacional de Quarentena Vegetal – combate à praga dos mil pés.