O Primeiro-Ministro, José Maria Neves enalteceu a iniciativa da organização do “Seminário Regional sobre o Uso de Tecnologia Móvel na Recolha de Dados e Produção Estatística em África”, a decorrer hoje e amanhã na cidade da Praia, organizada pelo Instituto Nacional de Estatísticas, afirmando a importância dos dados estatísticos para a melhor tomada de decisão dos governos em prol de um futuro próspero para o continente africano.
José Maria Neves considera fundamental que os países saibam tirar o melhor proveito das tecnologias de informação e comunicação para a produção, mas também o melhor tratamento e disponibilização dos dados estatísticos de forma “aberta” para que todos possam ter acesso a elas.
“Para além da produção de dados estatísticos, temos de pensar no processo de transformação da estratégia para dados abertos em África, não só para o consumo da administração e do governo, mas também para que a sociedade possa dispor de ferramentas necessárias para o processo de transformação do continente africano”, sublinha Neves que defende uma visão partilhada do desenvolvimento africano virado para o futuro.
Felizmente, aponta, “já emerge na esfera pública africana a ideia de que temos que construir uma visão para o desenvolvimento do nosso continente, uma visão clara do que é que queremos que a África seja daqui a 30, 40 ou 50 anos, que estratégia para a realização desta visão?”, são algumas das questões que o Chefe do Governo lançou para a reflexão dos participantes nesta importante cimeira, realçando que para isso os dados estatísticos “são essenciais” para ajudar os governos a tomarem as melhores decisões para o futuro de seus países e do continente africano em geral. “Agora é o momento de fazermos as melhores escolhas para o futuro do nosso continente, para podermos fazer as coisas certas, as coisas que são necessárias para um impulso transformador do continente africanos, afirmando que a África está num momento crucial de seu desenvolvimento.
Neves insiste na melhoria da qualidade da produção, tratamento e disponibilização dos dados estatísticos em África para essa melhor integração e melhor tomadas de decisões enaltecendo assim a importância desta conferência que espera que venha a trazer importantes contributos sobre como tirar melhor proveito das TIC para atingir este desiderato.
“Daí a importância de estarmos a analisar e a debater estas questões que têm a ver com a produção de dados estatísticos em África”, frisa.
Quanto ao referido Seminário, este foi promovido pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde em parceria com o Centro Africano de Estatística, da Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA), o secretariado do Paris 21, e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
Leia o discurso do Primeiro-Ministro, na íntegra, aqui.