Notícias

PM realça impacto Extraordinário de AME para a indústria criativa no país

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, visitou esta terça-feira as stands do Atlantic Music Expo (AME), na Praça Alexandre Albuquerque e assistiu a parte do show que incluía várias bandas e artistas no final da tarde na Rua Pedonal, no Platô. Satisfeito com o que viu, Neves realçou o impacto “extraordinário” que esta feira internacional de música começa a ter na internacionalização de Cabo verde como mercado produtor de música, alinhado com a estratégia do Executivo de desenvolver a indústria criativa no país como um factor de crescimento da economia nacional.

Trata-se de um grande evento na área musical esta feira internacional que vai na sua terceira edição e que reúne na cidade da Praia músicos, produtores musicais e executivos e demais agentes ligados à indústria musical de várias partes do Globo, para além de empresas e entidades patrocinadoras, as câmaras municipais das Ilhas e serviços.

Para além dos muitos workshops, stands, ateliers, etc., a cidade da Praia é embalada por estes dias por vários ritmos e sonoridades africanas, europeias e americanas, destacando-se entre os internacionais nomes como GOG (Brasil), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Toques de Caramulo (Portugal) o luso-cabo-verdiano Olavo Bilac, entre outros.

E ao nível nacional também actuam nesta feira artistas como Albertino Évora, Bob Mascarenhas, Shokanti (artista que reside nos Estados Unidos), Élida Almeida, Rapazis 100 Juiz, apenas para citar alguns.

Nesta terça-feira, o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, foi conferir de perto a riqueza desta feira, tendo visitado os vários standes na expo montada na Praça Alexandre Albuquerque e ainda teve tempo para ver o show inaugural deste segundo dia deste certame, com a bela actuação do grupo Toques de Caramulo. Durante estes dias haverá actuações na Rua Pedonal, na Praça Alexandre Albuquerque e na pracinha a Escola Grande, para além das actuações reservadas aos participantes, nos diversos ateliers e workshops.

Ainda na sua passagem pelos stands, algumas vindas da Ásia longínqua, nomeadamente da Malásia, o Chefe do Governo foi entrevistado pela comunicação social, dando voz ao seu entusiasmo com mais esta edição do AME que coloca Cabo Verde no mapa do mundo em matéria de música.

Para Neves o AME começa a ter um impacto “extraordinário” para as pretensões de inserir Cabo Verde no mercado musical mundial, algo que está a acontecer gradualmente, em parte graças ao AME.

“Há uma presença do mundo aqui em Cabo Verde. O país está a ser hoje um pouco a capital da música do mundo e isso é extraordinário para um país com as dimensões de Cabo Verde e que tem a pretensão de ter as economias criativas como um pilar importante o seu crescimento e desenvolvimento”, realça José Maria Neves.

Por seu lado, o Ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, diz ser uma “grande alegria” poder receber, aqui na Praia e no país, alguns dos “melhores profissionais da música” que se faz no mundo, através do AME que é um evento para ficar, sendo que está já na sua terceira edição.

Ainda na segunda-feira, o Chefe do Executivo, presidiu, na Assembleia Nacional, a cerimónia de abertura desta terceira edição do AME numa noite de música que contou com as actuações das batucadeiras «Nôs Herança», Vasco Martins e da Orquestra Nacional.