Uma exposição que certamente terá agradado ao Chefe do Governo pela qualidade e originalidade dos quadros de Nela Barbosa que retratam o universo feminino cabo-verdiano, sobretudo das mulheres e vivência do campo.
Recorda-se, Nela Barbosa nasceu em Pedra Badejo, no Concelho de Santa Cruz, no interior de Santiago e, talvez por isso mesmo, retrate com tanta à vontade o mundo rural. ‘Quando pinto, lanço a alma por dentro de mim", diz a pintora.
As pinturas de Nela destacam pela simplicidade, beleza e originalidade dos traços que, em alguns quadros acrescentam alguns ornamentos como o pano de terra para representar o pano amarrado à coxa de uma de suas personagens.
É a pujança, o espírito de luta da mulher cabo-verdiana retratada na peixeira que trata o seu pescado ou a beleza natural da crioula retratada em alguns quadros onde elas aparecem semi-nuas, destacando as formas tão belas quanto as próprias pinturas de Nela.
É ainda, e sobretudo, o amor retratado no quadro "Beju La Piku", em que um jovem casal é imortalizado num beijo épico e testemunhado pela artista. Um momento descontraído e sublime capaz de despertar em Nela "um forte sentimento de amor pela terra".
Um amor genuino que tenta transpor para os seus quadros, belas peças de arte em que a técnica apurada da pintora se casa com as cores vivas para originar a mais linda confissão de amor.
A exposição da artista e que tentamos aqui dar um cheirinho, através de algumas fotos, vai até o dia 5 de Junho.