O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, preside nesta quarta-feira, 12 de Novembro, à apresentação pública do Projecto de Desenvolvimento do Sistema de Abastecimento de Água na Ilha de Santiago (PDSAAIS).
O projecto consiste na melhoria da capacidade de produção e distribuição de água na ilha de Santiago, através do recurso a instalação de duas unidades de dessalinização por osmose inversa, nos municípios da Praia e São Miguel com a capacidade de produção de 20.000 m3 de água potável, por dia, cada uma. A produção dessas unidades será distribuída aos restantes concelhos de norte a sul da ilha, construindo diversos reservatórios de grandes dimensões em todos os Municípios da Ilha de Santiago.
A execução do projecto está a cargo do Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, através do ANAS e do Ministério do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial através da UGPE – Unidade de Gestão de Projectos Especiais, responsável pela implementação.
Com um orçamento que ronda os 200 Milhões USD, financiado pela Agência Japonesa da Cooperação Internacional – JICA em 150 Milhões de USD e a outra parte pelo governo de Cabo Verde e outros parceiros, e considerado, pois, de um dos maiores projectos a ser implementado em Cabo Verde, não só pelo volume de investimento, como também pela abrangência e impacto em todos os Municípios de Santiago.
O projecto será executado entre 2014 e 2020 por consórcio de empresas Japonesas e Cabo-verdianas seleccionadas através de Concurso Internacional.