O Primeiro – Ministro, José Maria Neves, já está no arquipélago da Madeira, onde participa, a convite das autoridades locais, na primeira Feira de Economia Criativa dos Países lusófonos, que acontece na cidade de Funchal entre 16 e 20 de Setembro.
A iniciar a sua estada no Funchal, José Maria Neves reuniu-se ontem com o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, com quem discutiu o reforço das relações de amizade e de cooperação entre os dois arquipélagos. Um encontro que serviu para o Primeiro – Ministro lançar o desafio de reativar as Conferências dos Arquipélagos da Macaronésia e aproximar, assim, os dois arquipélagos.No final da tarde, o Chefe do Governo visitou um dos empreendimentos turísticos da Madeira, designadamente Adegas Madeira Wine.
Entretanto, à sua chegada, o Chefe do Governo foi recebido por uma delegação chefiada por Miguel Albuquerque e logo mais à noite a delegação cabo-verdiana será brindada com um jantar de boas vindas.
Hoje, o Primeiro-ministro participa no Encontro Internacional da Economia Criativa Lusófona que conta com a presença de escritores, políticos, líderes de opinião e figuras dos vários países lusófonos para incentivar e promover a troca de experiências. José Maria Neves leva para este encontro a experiência de Cabo Verde no âmbito das economias criativas, com destaque para os vários festivais, teatro, artesanato, música, dança, audiovisual, literatura, tecnologias informacionais, entre outras manifestações culturais.
O Encontro é uma iniciativa promovida pela Multilingual Schools Foundation (Fundação das Escolas Multilinguistas) e visa incentivar e promover a troca de experiências e o multiculturalismo. O certame permite a aprendizagem e a aproximação das pessoas com vista ao seu desenvolvimento, de modo a transformar a ilha da Madeira num grande palco de encontro internacional e emblemático, bem como num cartaz turístico da ilha assente no conhecimento.
O Chefe do Governo vai, ainda lançar esta quarta-feira, o seu mais novo livro “Cabo Verde: Gestão das Impossibilidades”. A anteceder a cerimónia, o Primeiro-ministro visita a Escola da Multilingual Schools Foundation e participa no ato de inauguração da Sala “Corsino Fortes” e será recebido pelo Bispo do Funchal.