O Primeiro – Ministro, José Maria Neves, desloca-se amanhã à Costa do Marfim para participar na cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, CEDEAO, que decorre amanhã, terça-feira, 27 de Março de 2012.
Os líderes da CEDEAO vão reunir-se de emergência para analisar a situação político-militar no Mali, decorrente do golpe de estado perpetrado no passado dia 21 de Março pelas forças armadas malianas.
Recorde-se que o Governo de Cabo Verde, através de um comunicado, condenou tal prática que “vem interromper o processo eleitoral em curso nesse país, designadamente a realização das eleições presidenciais, previstas para o próximo dia 29 de Abril”.
No comunicado o Governo recorda “a sua plena adesão aos princípios universais que regem a governança pelo Estado de direito democrático, nos quais se incluem o não recurso à força como forma de alternância do poder e a submissão dos militares ao poder civil”.
OS Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO deverão, ainda aproveitar a oportunidade para discutir a situação política na Guiné-bissau, na sequência das últimas eleições presidenciais ocorridas recentemente.