Notícias

PM: “O Novo Campus da UNI-CV é o maior projeto celebrado entre os governos da China e de Cabo Verde”

O Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, lançou esta terça-feira, 20, a primeira pedra para a construção do Novo Campus da Universidade de Cabo Verde, um projeto financiado em 5.600.707.197$00 escudos cabo-verdianos pela República Popular da China.

PM O Novo Campus da UNI-CV é o maior projeto celebrado entre os governos da China e de Cabo Verde 1

Em jeito de agradecimento ao governo chinês, o Chefe do Governo cabo-verdiano afirmou que “a construção do novo campus da UNI-CV assinala o maior projeto celebrado entre os governos da República Popular da China e de Cabo Verde, reconhecendo a boa parceria existente entre os dois Estados, em vários sectores chaves para o crescimento do país, nomeadamente na  saúde, na economia, no investimento privado, na segurança e que, por isso, demonstra que o arquipélago está perante um parceiro muito forte”.

Na cerimónia, o Chefe do Governo, explicou tratar-se de um investimento num sector fundamental e estratégico para o desenvolvimento de Cabo Verde, como é a educação e o ensino superior.

Dentro de três anos, Cabo Verde terá um Campus Universitário moderno, funcional e ao nível dos campus universitários dos países mais desenvolvidos do mundo, sublinha o Primeiro-Ministro que considerou esta instituição “um motivo de muito orgulho para o nosso país”, agradecendo, também, o papel do embaixador da China em Cabo Verde, na dinamização da diplomacia económica, política e institucional entre os dois países.

Aliás, com a China, lembrou o Chefe do Executivo, Cabo Verde tem em curso importantes projetos, designadamente na economia marítima e na segurança.

Relativamente à económica marítima, recordou a criação da Zona Económica Especial da Economia Marítima de São Vicente, um dos projetos transformadores de Cabo Verde, e em segurança. José Ulisses Correia e Silva destacou, ainda, o projeto Cidade Segura, a concretizar-se na cidade da Praia, do Mindelo, e nas das ilhas do Sal e Boa Vista, cujo efeito é “estruturante” no uso não só de novas tecnologias, como de novos sistemas de comunicação e informação na prevenção e combate ao crime.

Estiveram presentes no ato de lançamento, o Primeiro-Ministro, acompanhado pala Ministra da Educação, Maritza Rosabal, pela Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, e ainda, pelo Embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, a Embaixadora de Cabo Verde na China, Tânia Romualdo e a Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Nacimento.  

O Novo Campus da UNI-CV será construído em Palmarejo Grande, Cidade da Praia.