O Secretário Geral António Guterres “fez uma apreciação muito positiva de Cabo Verde, apontando o nosso país como um exemplo de democracia, de boa governança e de engajamento com os ODS”.
O Primeiro Ministro, Dr. José Ulisses Correia e Silva, encontrou-se esta manhã, com o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, com quem partilhou as políticas que Cabo Verde vem implementando para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
“Manifestei o reconhecimento pelos trabalhos realizados para a adoção do Índice de Vulnerabilidade Multidimensional (IMV) e a urgência da sua operacionalização. Sem o IMV continuaremos a falar das especificidades dos SIDS sem consequências”, diz o Primeiro Ministro, avançando que pôde “constatar mais uma vez que o SG está fortemente empenhado com as causas dos SIDS”.
“Conversamos também sobre a situação política e os golpes de estado que tem acontecido em África”, informou ainda Ulisses Correia e Silva, que amanhã de manhã (por volta das 13h00 de CV) vai discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas.
Segundo o Chefe do Governo, o Secretário Geral António Guterres “fez uma apreciação muito positiva de Cabo Verde, apontando o nosso país como um exemplo de democracia, de boa governança e de engajamento com os ODS”.
Logo depois do encontro, Ulisses Coreia e Silva, participou num almoço de trabalho, a convite do Primeiro Ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, dedicado ao desenvolvimento sustentável dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS).
“Foi oportunidade para trocar informações sobre as políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas e de aumento da resiliência nos SIDS”, disse, adiantando que “um forte apelo foi feito para a adoção e a operacionalização do Índice de Vulnerabilidade Multidimensional e a operacionalização dos mecanismos e instrumentos de financiamento climático.
Evento semelhante teve o Chefe do Governo, ontem á tarde, ao participar num Evento de Alto Nível na embaixada do Luxemburgo em Nova Iorque a convite do Primeiro Ministro Xavier Bettel, no qual participaram ainda o Ministro das Finanças e Planeamento do Ruanda, Uzziel Ndagijimana, o Presidente do Banco Europeu de Investimentos, Werner Hoyer e a presidente da Bolsa de Valores do Luxemburgo, Julie Becker.