Notícias

PM no Fogo: As obras públicas são prova da grande dinâmica actual da ilha

São várias as obras que permitem ao Chefe do Governo afirmar que a ilha do vulcão é hoje um estaleiro de obras, aliás como reconheceram os próprios participantes na reunião.

São todos projectos infraestruturantes, caso das obras de expansão do Aeródromo de São Filipe, de expansão do Porto do Vale dos Cavaleiros, a Circular do Fogo, a Escola Secundária de Cova Figueira, o acesso à Chã das Caldeiras, etc.

E como contra factos não há argumentos, José Maria Neves afirma que nunca como agora a ilha viu tantas obras a serem realizadas de uma só vez.

Obras que, acredita, certamente terão o seu impacto no desenvolvimento do turismo, da indústria agro-alimentar, bem como no surgimento de novas oportunidades de negócio para a classe empresarial local.

O Primeiro-Ministro desafiou ainda os presentes a compararem o processo actual com a década de 90, recordando que quando assumiu o Governo em 2000, "não havia nenhum projecto estruturante para a ilha do Fogo.

Entretanto, reconhece, há ainda vários desafios a vencer, de entre esses estão sector da energia, dos transportes marítimos inter-ilhas, sendo o saneamento básico dos mais complexos de se resolver.

Isso porque as instituições internacionais normalmente recusam-se a emprestar verbas para obras dessa natureza que custam muito dinheiro. Para que se possa dar resposta a todos os desafios nessa área serão precisos pelo menos 600 milhões de euros.

Mesmo assim o Governo já realizou importantes investimentos nos quatro maiores centros urbanos do país e deverá incluir no segundo pacote do MCA projectos nesta área que deverão incluir o Fogo.

A ilha, diz confiante, tem grandes perspectivas de desenvolvimento, pelo que no futuro poderá vir a ser contemplado um Aeroporto Internacional para a ilha, avança.

Nesta quinta-feira, o Primeiro-Ministro inaugura o Banco de investimentos para os pequenos e médios empresários que pretende apoiar aqueles que pretendam montar os seus pequenos negócios, mais um passo para ajudar a dinamizar o sector empresarial e dar novas oportunidades aos jovens empresários e gente à procura de emprego próprio.