Notícias

PM nas comemorações do 40º aniversário da Independência de Angola

O Primeiro-Ministro participa nas comemorações dos 40 anos da Independência de Angola cujo ato central decorre no dia 11, facto que inclusive terá obrigado a uma alteração na sua agenda, ficando o seu regresso marcado para o dia 11 e não 08 de Novembro como estava previsto. Já em solo angolano, ainda no aeroporto, José Maria Neves concedeu a sua primeira entrevista à TV Zimbo, ao qual afirmou ser uma “honra” estar a representar Cabo Verde neste “momento sublime de Angola”.

zema angola1“É para mim uma grande honra poder estar presente e poder viver esse momento alto, sublime, na vida de Angola, não há nada mais sublime do que a Independência, do que a libertação da subjugação”, começou por refletir o Primeiro-Ministro de Cabo Verde.

Esta visita e esta participação nas festividades dos 40 anos da Angola Independente será ainda uma oportunidade, conforme sublinhou Neves, de “vivenciar” toda a experiencia de Angola nesses 40 anos de Independência, sobretudo ao nível da construção da paz e da estabilidade em relação possui uma experiencia “extraordinária”.

E acrescenta, que Angola é um país que “também está à procura dos seus caminhos do ponto de vista político, do ponto de vista institucional e é uma experiencia muito rica, muito positiva, não só para o continente africano mas, também para todo o mundo”.   

“Angola faz parte desta África insubmissa, desta África cheia de ambição e que quer o melhor para este nosso continente” frisou José Maria Neves que deixou ainda umas palavras de apreço ao povo angolano pelas excelentes relações entre os dois países ainda nos tempos das lutas armadas para as independências de ambos os países.

“Mas, também fomos sempre parceiros, tivemos uma cooperação estratégica no momento da reconstrução nacional, Cabo Verde sempre esteve do lado de Angola nos momentos mais difíceis, mais complexos e agora que comemora os 40 anos da Independência viemos aqui trazer um grande abraço a todas as angolanas e todos os angolanos” afirmou.

E termina formulando votos de que “nos próximos 40 anos Angola dê um grande salto rumo ao futuro, seja uma verdadeira potência do continente africano e continue a contribuir para o desenvolvimento de África e da humanidade e desejar o melhor, um futuro de paz e de bem-estar a todas as angolanas e todos os angolanos”.

Agora às 13H00 José Maria Neves tem encontro marcado com o vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida e às 15H00, com o Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Fernando Dias da Piedade dos Santos.