Notícias

PM Leva abraço solidário às crianças e enaltece trabalho extraordinário do ICCA

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, participou, nesta segunda-feira, da primeira Gala de Natal do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) reunindo perto de 300 crianças e adolescentes, tendo aproveitado a ocasião para lhes endereçar uma mensagem de “fraternidade” e de “amizade” e para enaltecer o trabalho “extraordinário que a organização liderada por Marilena Baessa vem realizando em prol desses meninos e suas famílias.

Foi uma festa bonita, aquela que se viu na Assembleia Nacional e promovida pelo ICCA, sendo a primeira vez que se juntou numa mesma sala, numa única grande festa de natal todas as mais de 300 crianças de todos os centros da ilha de Santiago. Assim, a festa contou com as crianças acolhidas pelo Centro de Protecção Social de Lém Cachorro (cidade da Praia), Centro Juvenil de Assomada Santa Catarina, Centro Juvenil dos Picos (São Salvador do Mundo), Centro de Emergência Infantil, Centro Nôs Kaza, Projecto Apoio às Crianças em Situação de Risco e Respectivas Famílias e Centro Dia-Lindo Enfermeiro de Santa Cruz.

Diante de uma plateia atenta do qual faziam parte o Primeiro-Ministro, a Ministra da Juventude, Emprego e Solidariedade Social, Janira Hopffer Almada, e a representante das Nações Unidas (UN) em Cabo Verde, a senhora Ulrika Richardson, sendo o sistema das UN um importante parceiro do ICCA, essas crianças deliciaram os espectadores com espectáculos de música e coreografias, declamação de poesias e muita alegria e disposição. Um momento certamente especial nas vidas desses meninos que são “o presente e o futuro” desta nação, como defendeu José Maria Neves.

Sendo o Natal uma época de especial solidariedade e a amizade, Neves aproveita para “trazer um abraço amigo e fraterno a todos aqueles que precisam mais da nossa amizade e da nossa solidariedade”, lembrando que não fosse o ICCA, muito provavelmente esses meninos e meninas provenientes de famílias com mais dificuldades, estariam “excluídas” da sociedade”. O Primeiro-Ministro não esquece ainda dos trabalhadores do ICCA a quem endereçou uma mensagem especial de boas festas e agradecimento pelo “extraordinário trabalho” no domínio social.  

Outra interveniente foi a Ministra Janira Hopffer Almada que reafirmou a firmeza deste Governo no que concerne à condição e direito das crianças, prometendo “tudo fazer” para que elas possam ter as melhores condições para crescerem e serem felizes. “Só não fazemos mais porque o país não pode”, referindo-se aos recursos limitados de um país como Cabo Verde.

Em declarações à imprensa, a presidente do ICCA, Marilena Baessa mostrou-se feliz com o reconhecimento e apoio do Governo e, em jeito de balanço considerou que 2013 foi um ano difícil, mas também de muitas conquistas para a “família” do ICCA, salientando, por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a nova sede do ICCA em Tira-Chapéu como duas das grandes conquistas este ano. O mais importante é que com esta iniciativa da Gala esses meninos e meninas puderam ter a oportunidade de brincar e ter uma festa de natal “como todas as crianças deveriam ter”, concluiu.