O Primeiro Ministro, Jose Maria Neves, lançou, no último domingo, a primeira pedra que marca o inicio das obras da IIª fase do projecto de ordenamento da Bacia Hidrográfica da Ribeira da Torre.
Trata-se de um projecto de valorização de recursos naturais, designadamente, a água, o solo e a vegetação que vai custar cerca de 240 mil contos e permitirá o aumento da produção agrícola e consequente aumento dos rendimentos para as famílias melhorando as condições de vida das populações locais.
Várias obras estão contempladas, nomeadamente, a construção de diques de captação, diques de correcção torrencial, muros de regularização fluvial, reservatórios de capacidade variada (50 a 1000 metros cúbicos) bem como a construção de condutas de irrigação em tubos de politilene.
O Governo quer mobilizar cerca 400 mil metros cúbicos de água para a agricultura e o projecto prevê, ainda, a capacitação das comunidades locais, com acções de formação e de sensibilização, por forma a poderem aproveitar da melhor forma possível os recursos disponíveis.
O Primeiro Ministro destacou a obra e os vários projectos já implementados no vale da Ribeira da Torre como “importantes elementos de ordenamento daquela Bacia Hidrográfica”, nomeadamente a construção da estrada de penetração que permite ligar essas localidades aos principais centros e ao mercado.
O Chefe do Governo considera fundamental e necessária uma “aposta forte na empresarialização da agricultura”, como forma de dinamizar o sector e melhorar as condições de vida das pessoas, com a criação de postos de trabalho.