Notícias

PM já está em Marrocos

Já em solo marroquino, o Primeiro-Ministro teceu as primeiras considerações à imprensa local e à equipa da RTC que o acompanha, sobre o objectivo desta sua participação e as expectativas para esta nona edição do Fórum Sobre o Desenvolvimento em África que espera vir a contribuir para a identificação de “mecanismos inovadores” para o financiamento do desenvolvimento do continente.

 

Faltavam pouco para as 10H00 local quando José Maria Neves chegou ao aeroporto internacional de Casablanca, num voo «da Air Royal Maroc», onde o aguardava representantes do Governo Magrebe e, claro, elementos da imprensa local, a juntarem-se à equipa de reportagem que o acompanhou, para captar as primeiras impressões sobre a cimeira que irá participar.

Sobre o Fórum, Neves mostra-se esperançoso de que este venha a contribuir para a identificação de mecanismos “inovadores” de financiamento ao desenvolvimento do continente africano, sendo claro que “a África precisa mobilizar mais recursos, sobretudo, recursos dos africanos, das grandes empresas, da diáspora, recursos que são de África que é um grande continente, com grandes potencialidades, com grandes riquezas, para financiar o seu próprio desenvolvimento”.

Um tema caro para o Primeiro-Ministro, tem a ver, em particular, com o financiamento e desenvolvimento dos pequenos Estados insulares “que tem vulnerabilidades próprias e precisam de mecanismos mais inovadores para continuarem a financiar o seu desenvolvimento”, considerou José Maria Neves.

Aliás, o Primeiro-Ministro terá a oportunidade de debruçar-se mais sobre este tema e lançar alguns subsídios para este debate que decorre entre hoje e 16 de Outubro em Marraquexe, ele que, na qualidade de convidado especial do Rei de Marrocos, Mohammed VI e da Comissão Económica das nações unidas para a África (UNECA-sigla em inglês) é um dos conferencistas amanhã, terça-feira, no painel «Políticas inovadoras para um Mundo em Transição», com arranque marcado para as 09H00 local (07H00 de Cabo Verde).

“Fundamentalmente sobre o desenvolvimento dos pequenos Estados insulares, abordando um pouco a problemática global do desenvolvimento do continente africano”, avançou ainda do aeroporto Mohammed V, em Casablanca, ao qual se seguiu uma viagem de duas horas de carro até Marraquexe, palco da conferência.

São esperados nesta conferência cerca de 700 convidados, entre representantes de instituições regionais, conferencistas e participantes das mais diversas áreas e quadrantes de actividade, desde empresários, políticos, representantes de governos, incluindo chefes de Estado e de Governo, cientistas e académicos.

Entretanto, já hoje, José Maria Neves será um dos três convidados especiais a intervirem na cerimónia de abertura do Fórum, marcado para as 18H00, local, sendo os outros dois, os Presidente do Senegal, Macky Sall, e o presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouatara. Saiba mais sobre o Fórum sobre o desenvolvimento Africano, nona edição, no site oficial da Uneca, www.uneca.org.