O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, enalteceu o investimento feito pela ANAC com a inauguração da estação remota de Controlo do Espectro Radioeléctrico – ERCER, inaugurada esta manhã, no âmbito do processo de implementação do Sistema Integrado de Gestão do espectro Radioeléctrico – SIGER, e que irá permitir melhorar a eficácia e segurança das comunicações ao nível dos transportes marítimos, aéreos e comunicação terrestre, tratando-se de uma condição essencial para o desenvolvimento da economia nacional.
Trata-se da terceira estação do tipo inaugurado adentro do SIGER, como fez questão de lembrar o Presidente da ANAC, David Gomes, depois dos da Praia e do Sal, para além de um posto móvel para responder a situações pontuais que, este responsável fez questão de explicar, é fundamental para o reforço da segurança e efectividade nos sistemas de comunicação, sobretudo no que concerne às seguranças aérea e marítima.
Estes centros permitem, como simplificou o responsável da ANAC, monitorar o espectro radioeléctrico (frequência) das comunicações e detectar e evitar possíveis interferências ou anomalias nas comunicações.
Daí que o Primeiro-Ministro, José Maria Neves tenha feito questão de estra presente e sublinhar a sua importância nesta estratégia mais global da implementação e solidificação da agenda de transformação em curso assente, sobretudo no desenvolvimento dos diferentes clusters, sobretudo o aéreo e o chamado “Hipercluster do Mar”.
“É uma importante infra-estrutura que estamos a inaugurar que vem adentro da nossa estratégia de transformação de Cabo verde num, centro internacional de prestação de serviços e na linha de modernização das nossas infra-estruturas, de qualificação dos nossos recursos humanos, de densificação do sector privado, para podermos continuar a fazer a nossa caminhada”, reflecte o Chefe do Governo.
Sobretudo o desenvolvimento do cluster aéreo, ainda mais com o crescimento do turismo que é o “motor” do crescimento e desenvolvimento do país, e o desenvolvimento do hipercluster do mar que considera a chave do desenvolvimento futuro do país com as suas diversas vertentes, irão beneficiar tremendamente com esse investimento da ANAC.
Isso porque a segurança nesses sectores é fundamental. E nessa linha é fácil ver a importância estratégica da implementação do SIGER e consequente reforço da segurança nas comunicações por terra, pelo ar ou pelo mar. “Para fazermos tudo isto”, sublinha, “temos de modernizar as nossas infra-estruturas (…) E aqui, temos no quadro este investimento forte dentro dessa ideia de modernização de infra-estruturas enquanto pilar essencial do processo mais amplo de modernização de Cabo Verde”.
O SIGER terá impacto altamente positivo, inclusive nas telecomunicações e nas emissões de rádio, TV, etc, portanto no desenvolvimento do sector da comunicação social, etc., para ilustrar a sua importância transversal a vários sectores.
De referir ainda que o Primeiro-Ministro parte, agora à tarde, para São Nicolau para uma visita de quatro dias, onde, entre várias actividades, destaca-se a inauguração da barragem de Banca Furada em Fajã na próxima sexta-feira.