"Cabo Verde tem estabilidade macroeconómica, tem uma economia que está a crescer, tem estabilidade social e segurança jurídica, possui todas as condições institucionais para a realização de investimentos", começou por afirmar o Chefe do Governo cabo-verdiano, que indicou várias áreas, segundo as quais o nosso arquipélago está aberto ao investimento. De entre elas destacou o turismo, os transportes, as finanças, as tecnologias, pescas, agricultura e pecuária.
Os empresários mostraram-se receptivos perante o convite do Chefe do Governo e dispostos a apoiar Cabo Verde onde se mostrar necessário. Muitas questões foram enumeradas pelos empresários desde os transportes, passando pelas alfândegas, pedindo a José Maria Neves medidas no sentido da desburocratização de alguns sectores.
"Ainda há muita burocracia, problemas em termos de atendimento e muitas vezes as nossas instituições não têm noção do tempo, conforme disseram neste encontro e temos de considerar que o `tempo é dinheiro ´ e temos de gerir mais rapidamente os dossiers e dar respostas mais rápidas às pessoas e estamos a criar condições neste sentido", reconheceu o Primeiro-Ministro.
Este ressaltou ainda algumas medidas tomadas pelo Governo designadamente a Casa do Cidadão e a criação do Estatuto dos investidores externos, com inúmeras vantagens.
O chefe do Executivo garantiu continuar nesta linha, no sentido de garantir e dar respostas eficazes aos empresários que queiram investir em Cabo Verde.
Na sequência deste encontro e respondendo a questões dos jornalistas, Jose´Maria Neves considerou que a visita aos Estados Unidos de América " ultrapassa as minhas expectativas iniciais, comemorar os 35 anos de independência, assim".
Neve, que se deslocou aos Estados Unidos a convite da Comunidade de Rhode Island para as comemorações do 5 de Julho, fez questão de encontrar-se com os empresários, mas também os jovens e outras camadas da nossa Diáspora naquele grande país.
Nesses encontros o Chefe do Governo conversou sobre a integração profissional dos cabo-verdianos no país de acolhimento, sobre a violência no seio da comunidade e, também, da actualidade de Cabo Verde e os desafios para o futuro.
Uma grande preocupação de José Maria Neves tem a ver com a melhor integração da Comunidade para que possam, também, contribuir mais para o desenvolvimento e crescimento de Cabo Verde".
O Chefe do Governo terminou a sua visita no Estado de Massachussets com um grande encontro que envolveu centenas de jovens em Dorchester. A juventude residente neste país, pela postura, demonstrou que está informada em relação ao que acontece na terra natal, na terra dos pais e congratulou-se com o ritmo actual de desenvolvimento de Cabo Verde.