Trata-se de um importante investimento, num valor aproximado de 102 mil e 300 contos e que inclui uma rede de cerca de 15 km de tubagem para levar a água da barragem aos vários agricultores da região jusante ao Poilão. Cerca de 168 agricultores do Concelho de Santa Cruz beneficiarão do sistema que levará a água, directamente do Poilão para os seus terrenos, através da rega gota-a-gota, cobrindo uma área de 65 hectares.
A rede permitirá uma melhor gestão da água da barragem e permitirá, também, que a água chegue às margens altas da Ribeira Seca que serão ocupadas com fruticultura, uma medida para impedir a erosão daquelas margens e consequente degradação da barragem.
Também fazem parte desse projecto as obras complementares de seis reservatórios, um com capacidade de armazenagem de 500 toneladas de água e os restantes para 300 toneladas de água.
O projecto da rede de adução de água jusante à barragem do poilão está inserido num amplo programa de modernização e reforço da agricultura e que envolve a construção de pelo menos mais 12 barragens nas ilhas agrícolas do país com três obras já lançadas, numa aposta clara do Governo no aumento da capacidade de captação e armazenamento de água.
A próxima fase do sistema de adução de água, agora na zona montante da barragem está prevista no orçamento para o ano de 2011, sendo que alguns reservatórios e outras componentes estão já em execução.