Os habitantes de Achada Leitão e arredores compareceram em massa para assistir ao Primeiro-Ministro efectuar o corte da fita e, sala a sala, confirmaram a qualidade da nova infra-estrutura escolar que José Maria Neves classificou, "entre as melhores do país".
Na sequência, o Chefe do Governo considerou que estão criadas as condições materiais para que as crianças, adolescentes e jovens do Concelho de São Salvador do Mundo possam estudar e realizar os seus sonhos.
Continua Neves, com todo o investimento feito na educação nos últimos anos, hoje é permitido a todo e qualquer cabo-verdiano sonhar e realizar os seus sonhos. "Hoje, filho de pescador pode sonhar ser arquitecto, engenheiro", enfim, a realização dos sonhos está ao alcance dos esforços de cada um.
E é esse o grande intento deste Executivo, que "todos os cabo-verdianos, sem excepção, possam ter a oportunidade de estudar". É nessa óptica que, aponta, o Governo não tem poupado esforços na realização e implementação de novas escolas um pouco por todo o país, de um sistema de formação profissional que constitua numa verdadeira alternativa para os jovens, para além da implementação e desenvolvimento da Universidade de Cabo Verde.
Neves menciona os programas de refeição quente nas escolas que abarca mais de 100 mil alunos, o programa bolsa do ICASE e das bolsas universitárias, para além do complexo programa "Mundú Novú" que promete revolucionar a educação em Cabo Verde e proporcionar novas oportunidades e dinamizar o sector empresarial, nomeadamente no sector das novas tecnologias.
Quem também realça a importância da escola ora inaugurada é o edil local, João Batista Pereira que considera se tratar, fazendo menção à alegoria tantas vezes usada pelo Primeiro Ministro, de peixe e da cana.
Pois, representa uma oportunidade para que mais e mais locais possam continuar os seus estudos, reduzindo os custos nos transportes e outras despesas com a escola, permitindo poupar para a comida e outros bens necessários, ao mesmo tempo que a educação irá permitir a esses jovens ter condições melhores no futuro para o seu sustento e de suas famílias.
Ambos os intervenientes não deixaram de louvar a escolha "feliz" do patrono desta escola, Carlos Alberto Gonçalves, um homem dos Picos que dedicou a sua vida à causa da educação, tendo sido professor ao longo de quase toda a sua vida profissional.
Cidadão activo, Gonçalves também fez carreira na política onde foi vereador para os assuntos sociais na Câmara de Santa Catarina.
A arquitectura do novo liceu dos Picos conta com a assinatura de Pedro Gregório e é financiado pelo Governo de Cabo Verde e a Organização dos Países Exportadores do Petróleo, OPEP. A infra-estrutura está orçada em mais de 100 milhões de contos e conta com 10 salas de aulas, sala de informática, biblioteca, sala de informática e laboratório.
Na quarta-feira, 07 de Outubro, será inaugurado o liceu de Salineiro na Ribeira Grande de Santiago.