Notícias

PM inaugura Escola do futuro em Tarrafal de São Nicolau

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, Inaugurou esta manhã a nova escola secundária Pedro Corsino De Azevedo, uma escola do “futuro” como frisou Neves, com salas de informática, laboratório de ciências naturais e de Física e química, placa desportiva, biblioteca, auditório e contando já com internet Konekta para os alunos e professores. Mais uma grande obra que exemplifica as grandes conquistas do país, sobretudo em matéria de educação, justificando o nome do patrono da escola.

escola sn neves“Explodiu a Verdade agora sou capaz de tudo!”. Este verso do poema «Conquista» de Pedro Corsino de Azevedo resume, segundo José Maria Neves, em poucas palavras as conquistas do povo das Ilhas nesses 40 anos da Independência nacional. “Nesses 40 anos podemos usar isso como divisa da nossa Independência, explodiu a verdade, agora podemos tudo nestas ilhas de Cabo Verde”, sublinha José Maria Neves.

Pedro Corsino de Azevedo foi um “grande poeta”, “percursor da poesia moderna cabo-verdiana, enfatizou Neves, sendo por isso merecedor desta homenagem, de ser patrono de uma escola das maiores e melhores escolas do país, que é o exemplo da “escola de futuro.

Também a Ministra da Educação e Desportos, Fernanda Marques, fez alusão ao patrono recordando o seu percurso enquanto professor em São Nicolau e poeta claridoso “de segunda geração” em São Nicolau, tendo aproveitado o momento para deixar o, sempre oportuno, apelo a todos os utentes desta escola, alunos e professores, no sentido de acarinharem e cuidarem deste bem público que afinal é de todos nós. Autor de poesias como Terra Longe, imortalizada em morna por Bana, Saiba mais sobre o poeta aqui neste artigo escrito pelo historiador Brito Semedo http://brito-semedo.blogs.sapo.cv/224519.html

Este é mais um capítulo importante no caminho e na aposta forte que o país, desde o momento zero da República, fez na educação de seus filhos que são, afinal de contas, referiu Neves, as únicas “pedras preciosas” deste país de parcos recursos e que justifica a contínua aposta no sector.

“A educação é o nosso principal factor de competitividade. Desde 1975 investimos tanto na educação, temos hoje 50 liceus, temos hoje o ensino superior, temos o ensino pré-escolar, temos as refeições quentes nas escolas, o sistema de apoio às famílias mais carenciadas com propinas, com bolsas de estudos e é nesta linha que vamos continuar para construir o Cabo Verde dos nossos sonhos”, sublinhou o Chefe do executivo em entrevista directa ao «Jornal das 13» da RCV.

 Construída de raiz, a Escola Secundária Pedro Corsino de Azevedo foi edificada sob uma área de 10.466 m2, possui dez salas de aula, 1 laboratório de física e química, um de Ciências Naturais, uma sala de Desenho, uma sala de artes plásticas e um laboratório de informática.

Esta infra-estrutura também oferece um bloco administrativo com secretaria, três salas de coordenação pedagógica, uma cantina, sala do director, sala para restantes membros da administração, sala de reuniões, arquivo, biblioteca, um auditório com capacidade para 235 pessoas sentadas e um polivalente anexo.

A obra, que custou 250.000 mil contos, foi financiada pelos Fundos Kuwait e Saudita e pelo Governo de Cabo Verde, e possui capacidade para albergar até 1200 alunos em dois períodos.

Um bloco administrativo, constituído por uma secretaria, três salas de coordenação pedagógica, uma cantina, sala do director, sala de reuniões, gabinete para elementos da equipa de direcção, arquivo, um auditório com capacidade para 235 pessoas sentadas, uma biblioteca e um polivalente, são outros espaços da escola.