José Maria Neves, não escondeu o seu "orgulho" em estar a inaugurar uma infra-estrutura de suma importância para a ilha e as gentes de Boavista. O novo Centro, à semelhança dos outros recentemente inaugurados, um pouco por todo o país, está muito bem servido com os equipamentos e serviços mais modernos, o que vai permitir aos profissionais da Saúde oferecerem melhor qualidade de serviço.
Entretanto, o Primeiro-Ministro não esqueceu-se de homenagear os médicos e enfermeiros da Boavista e do resto do país, que até aqui e que desde os primeiros tempos da independência, outrora em condições muito mais limitadas, "sempre se esforçaram para garantir a boa qualidade dos serviços da Saúde".
Prova disso, como frisou, Basílio Ramos, é que Cabo Verde, não obstante as dificuldades, é dos países melhores classificados em África em matéria de Saúde. Isso, sem deixar de reconhecer que ainda há muito por fazer. Todavia, complementa o PM, há que reconhecer os grandes ganhos que o país está a conseguir nessa matéria.
E cita os ganhos no que concerne ao combate ao HIV-SIDA, com a introdução dos anti-retrovirais, ou ainda as campanhas de vacinação etc., introduzidas por este Executivo. Neves cita ainda as várias obras que foram ou estão sendo levadas a cabo pelo Governo e que tem emprestado uma nova dinâmica à ilha da Boavista, a ponto de ser hoje, aquela que mais cresce em Cabo Verde.
Inicio das obras de ampliação do Porto e aeroporto para breve
Agora em 2009 está previsto o arranque da segunda fase da construção do aeroporto da Boavista, com a ampliação da pista de estacionamento de aviões e o terminal de cargas. O projecto foi ontem apresentado ao PM, pelo PCA da ASA, Mário Paixão Lopes. Também as obras de ampliação e modernização do porto de Sal-Rei deverão iniciar nos próximos dois meses, conforme garantiram os responsáveis da ENAPOR na ilha.
As obras no porto deverão custar ao Governo cerca de 36 milhões de euros, segundo informações da ENAPOR. De acordo com o projecto apresentado ao PM, trata-se de uma grandiosa obra que resultará num novo Porto com todas as condições para dar resposta às cada vez mais exigentes demandas da ilha da Boavista.
Para além dessas, José Maria Neves anunciou a ampliação e asfaltagem de pelo menos mais duas estradas na Boavista. Tudo isso para mostrar que o Governo está atento e continua a apostar forte no desenvolvimento das infra-estruturas, para além das apostas na área social e da habitação, na ilha da Boavista.