O COSMAR foi financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, ao abrigo de um Acordo de Doação no domínio da Segurança Marítima e Programas de Apoio à Luta contra o Narcotráfico, assinado entre o Ministério da Defesa Nacional e o Departamento da Defesa, num montante total que ascende aos USD3.000.000,00 (três milhões de dólares americanos).
Refira-se, ainda, que o COSMAR, enquanto centro inter-agências de operações de segurança marítima, permitirá o reforço da articulação entre as várias entidades nacionais com responsabilidades nesse domínio. De entre outras valências, garantirá capacidades para recolher de informações relevantes de quaisquer ilícitos nas águas sob jurisdição nacional, com destaque para o narcotráfico, com base em imagens de radares e de satélite, e a sua, consequente, análise e disseminação. Permitirá, também, a planificação de operações conjuntas e combinadas de dissuasão e de repressão, no quadro, nomeadamente, dos acordos de fiscalização marítima existentes com outros países.
Releve-se, ademais, que, para além, do já existente em Marrocos para a região do Mediterrâneo, este é o segundo centro com tais valências e capacidades, neste domínio, em África.
Os actos de descerramento da placa e corte da fita serão efectuados pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves e pela Encarregada de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Dana Brown, e contará, ainda, de entre outros, com a presença de vários membros do Governo, das Forças Armadas e do Corpo Diplomático, para além, de uma Delegação Americana.