Notícias

PM inaugura barragem subterrânea e obras de bacia hidrográfica de Altomira

O segundo dia da visita do Primeiro-Ministro foi marcada por uma intensa agenda de inaugurações de mais importantes e estruturantes obras no sector da agricultura, em particular a das obras concluídas da bacia hidrográfica de Alto Mira, incluindo uma barragem subterrânea com capacidade de armazenamento de mais de 300 mil m3 de água, quantidade idêntica à barragem superficial de São Nicolau.

Estas são grandes intervenções e que representam um alto investimento do Executivo na agricultura em toda a ilha de Santo Antão, em particular no referido vale e para todo o concelho de Porto Novo.

Só as inaugurações previstas para esta visita do Primeiro-Ministro a Santo Antão representam investimentos na ordem dos 400 mil contos, o que é apenas uma pequena amostra da forte transformação que a ilha vem sofrendo com este Executivo.

No que tange à barragem subterrânea inaugurada este domingo em Chã de Branquinho, um vale com enorme potencial mas de muito difícil acesso, esta custou perto de 25 mil contos e tem, segundo os técnicos responsáveis, a capacidade de armazenar mais de 300 mil m3 de água, exactamente a mesma capacidade da barragem de Banca Furada, que será brevemente inaugurada em São Nicolau.

Ainda que o que salte à vista seja um pequeno leito de água na área imediatamente circundante à referida barragem, esta estrutura com 15 metros de profundidade, 12 de largura possui um reservatório a ele associado e que permite armazenar perto de 150 m3 de água e irrigar uma área equivalente a sete hectares de terreno.

Esta inclui ainda o sistema de bombagem da água da barragem equipado com painéis solares e inaugurado em Chã de Branquinho e que permitirá irrigar uma parcela significativa ali e em alguns dos povoados mais próximos. Este terá a capacidade de bombagem de 40 m3 diários.

Tudo isso inserido neste intenso programa de requalificação daquela bacia hidrográfica de Altomira. Trata-se de um enorme projecto de 250 milhões de escudos e que promete mudar todo o contexto e cenário naquela região da ilha de Santo Antão, com várias intervenções chaves, como se pode perceber.

Para além disto o projecto incluiu dezenas de diques, muros de protecção, reservatórios, furos e equipamentos desses e, inclusive, a estrada de acesso Porto Novo-Altomira-Selada de Altomira, esta também inaugurada este domingo pelo Chefe do Governo.

O intenso programa cumprido por José Maria Neves hoje proporcionou um momento de reconhecimento do terreno com uma vasta caminhada vale a dentro de alguns dos povoados daquela região.

Relembre uma reportagem do PMTV sobre a última visita efectuada pelo PM antes da conclusão desta importante empreitada, em julho de 2013, através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=8G5zLLSX4Uc

 

PM lança primeira pedra de projecto de efectivação e equipamento de furos em Porto Novo

Tempo ainda para lançar a primeira pedra de um projecto de equipamento de quatro furos efectuados em 2013, também no concelho de Porto Novo.

Uma delas em Chã de Norte (caudal de exploração recomendada: 600m3/dia (30m3/h durante 20 horas e com um reservatório com capacidade para 100m3, outra em Martiene (caudal de exploração recomendada: 200M3/dia (10m3/h durante 20 horas), em Ribeira dos Bodes (Caudal de exploração recomendada: 480m3/dia (24m3/h durante 20 horas  e capacidade do reservatório: 150m3) e em João Bento (caudal de exploração recomendada: 360m3/dia (18m3/h durante 20 horas e capacidade do reservatório: 120m3).

Com essa disponibilidade de água estima-se reconverter cerca 47 hectares de sequeiro em novas áreas irrigadas nas quatro localidades