O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, afirmou esta quinta-feira, durante uma visita à Uni-CV, a sua satisfação com o que viu e ouviu e com o crescimento verificado pela Universidade pública de Cabo Verde nos últimos anos. Novos cursos e formações nas diferentes áreas e níveis, projecto para um novo campus, a abertura do primeiro curso de medicina são alguns dos aspectos realçados e que “impressionaram” o Chefe do Governo.
Durante a visita que começou na Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA), em São Jorge dos Órgãos, José Maria Neves ouviu dos desafios desta que passam por uma ampliação e recuperação do edifício onde está instalado e a aquisição de um autocarro para transporte dos alunos, bem como dos bons resultados e adesão aos cursos, bem como a implementação de novos cursos, alguns já a funcionar e outros em perspectiva para os próximos anos.
Já na cidade da Praia, o Primeiro-Ministro fez um “tour” completo pelo campus da Uni-CV no Palmarejo onde visitou salas de aula, laboratórios, biblioteca e manteve uma reunião com os responsáveis dos diferentes departamentos e faculdades, nomeadamente dos cursos de engenharia, matemática, ciências e tecnologias, áreas das ciências sociais e humanas e da Escola de Negócios e Governação para se inteirar a fundo da situação actual e dos projectos futuros.
Em todas as exposições os pontos comuns quanto aos desafios dizem respeito à necessidade de alargamento das infra-estruturas, sobretudo, sendo que, entretanto, todas demonstram significativos progressos em relação à qualidade e quantidade de ofertas formativas, alargamento das parcerias nacionais e internacionais, etc.
É o exemplo do projecto para aulas à distância desenvolvido no âmbito da Universidades Virtual Africana com pelo menos 70 universidades estrangeiras e que tem estado a funcionar com óptimos resultados, permitindo aos alunos da Uni-CV e aos próprios professores, receber e ministrar aulas e participar de conferências internacionais a partir do Centro para Ensino à Distância (FOADEL- sigla em francês) no Campus do Palmarejo.
Outro facto que mostra o enorme crescimento da Universidade Pública de Cabo Verde é a implementação da Escola de Medicina da Uni-CV e que deverá entrar em funcionamento a partir de Outubro em estreita parceria com a Universidade de Coimbra, abrindo novas perspectivas para o país.
Neves confia que com esta nova escola, Cabo Verde estará em condições de dar um “grande salto” na formação nas áreas da saúde e tornar-se uma referência na nossa sub-região africana. “Vamos pela primeira vez ter o curso de medicina em Cabo Verde que vai ter um grande impacto, porque teremos a formação de especialistas, estaremos a transformar os nossos hospitais centrais em hospitais universitários, o que exigirá mais investimentos na investigação e na aquisição de novos equipamentos”, considerou Neves.
Este mostra-se confiante ainda de que gradualmente o país e a Escola de Medicina, em particular, saberão vencer este desafio e providenciar todos os equipamentos, incluindo laboratórios, necessários para que o curso possa funcionar em pleno.
“Temos laboratórios nos hospitais e vamos gradualmente trabalhar para ter tudo. O curso terá os seus primeiros três anos em Cabo Verde, mais dois anos em Coimbra e mais um ano final em Cabo Verde e teremos todas as condições, e pelo que tenho visto aqui temos laboratórios de engenharia química, ciência biológica, enfermagem”, considera José Maria Neves.
Agora à tarde, a partir das 17H00, o Primeiro-Ministro, resume a sua visita à Uni-CV com uma deslocação ao edifício da Reitoria e amanhã, sexta-feira, será a vez das instalações da referida universidade em São Vicente receberem a visita do Chefe do Executivo que faz-se acompanhar, durante estas visitas, do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva, da Magnífica Reitora da Uni-CV, Judite do Nascimento e da restante equipa reitoral.