O anuncio de José Maria Neves, aconteceu, durante uma cerimónia de homenagem às cozinheiras das cantinas escolares que decorreu na cidade da Praia, neste domingo. Uma notícia que, com certeza, terá agradado as 428 cozinheiras de todas as escolas do ensino básico e jardins infantis públicos da ilha de Santiago que participaram desta homenagem, e também das outras ilhas.
Na mesma ocasião, o Chefe do Governo avançou ainda o propósito de um aumento do salário dessas profissionais que, actualmente, recebem 6 mil escudos mensais, tendo em conta a aprovação, até o final do ano, da proposta de salário mínimo nacional, em fase de negociação com os sindicatos.
As 761 cozinheiras que actualmente são responsáveis pela feitura das refeições quentes que beneficiam mais de 100 mil crianças nas escolas cabo-verdianas são, juntamente com os professores, responsáveis pelo futuro deste país, já que delas depende o sucesso do Programa das Cantinas Escolares que ajuda a combater o insucesso e o abandono escolar.
Essa cerimónia, foi assim, a forma que o Governo e o Primeiro Ministro encontraram, através do FICASE que organizou a cerimónia, de agradecer o esforço e "carinho" dessas senhoras e uma oportunidade para que Neves incentivasse a que elas continuassem esse trabalho que, diz, "é um acto de amor" para com as crianças.
Neves aproveitou ainda para agradecer ao Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas (ONU), na pessoa da sua representante em Cabo Verde, Petra Lantz, e à Cooperação Luxemburguesa, que também enviou um representante, e que foram, desde 1979, altura em que iniciou o Programa das Cantinas Escolares em Cabo Verde os grandes financiadores do programa.
Quem também esteve presente no acto, foi o Ministro da Educação e Desportos, Octávio Tavares que, à semelhança de Neves, agradeceu e sublinhou a dedicação das cozinheiras.