De acordo com o Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, o Governo está engajado no sentido de trazer para Cabo Verde grandes eventos desportivos, colocando-o na rota internacional de competições desportivas.
Para isso, considerou, a infraestruturação desportiva é fundamental, acompanhada de políticas públicas do desporto, que devem estar alinhadas com o desenvolvimento do turismo, a promoção internacional do País e a preservação sustentável do ambiente, particularmente das praias.
“O Governo promoverá a organização de eventos Internacionais no âmbito da nova visão para o Desporto como fator de desenvolvimento do País, valorizando as suas potencialidades dentro da cadeia de valor do Turismo, contribuindo para a criação de mais riqueza nacional”, garante.
Neste quadro, acrescenta o Primeiro-Ministro, vai-se privilegiar a organização de provas internacionais em relação às modalidades e competições em que o País apresenta vantagens comparativas advenientes das suas condições naturais, designadamente aquelas ligadas ao mar, caso dos desportos náuticos, do voleibol e futebol de praia, e desportos de montanha, caso das ultramaratonas, trilhos e outros desportos considerados radicais que atraem um público muito específico e promovem as ilhas e o país.
“Temos de desenvolver um trabalho em parceria e complementaridade. Com o nível do desenvolvimento que se quer para o desporto nacional e a crescente internacionalização das diferentes modalidades, a capacitação e a qualificação das cidades e do desporto municipal revestem-se de capital importância”, considerou, reconhecendo que vai exigir um forte engajamento de todas as entidades, principalmente, os municípios, onde se pratica o desporto e se promove o desenvolvimento.
Ulisses Correia e Silva falava na abertura do Encontro Nacional de Vereadores do Pelouro do Desporto, que estiveram entre outras presenças o Ministro do Desporto, o Diretor Geral do Desporto e o Presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV).