Notícias

PM: Ganhos de Cabo Verde nos 40 anos têm “selo da excelência das relações com Portugal”

No dia 05 de Julho em que se comemora os 40 anos da Independência Nacional, o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, recebeu, numa visita de cortesia, o seu homólogo português, Pedro Passos Coelho, tendo aproveitado a ocasião para, em jeito de agradecimento, enaltecer a cooperação com Portugal na construcção do desenvolvimento de Cabo verde ao longo do seu percurso enquanto Nação independente, tendo afirmado que os ganhos do país nesse período têm, inegavelmente, “o selo da excelência” dessa cooperação.

Em conferência de Imprensa após o «tête-a-tête» entre os dois chefes de Governo, ambos protagonizaram uma conferência de imprensa tendo os dois realçado a excelência das relações de amizade e cooperação entre os dois países e a vontade mútua no reforço da mesma no momento em que se aproxima o final do actual programa de convénio e os dois governos preparam-se para negociar o próximo acordo para o triénio 2016-19.

Em jeito de balanço, José Maria Neves considerou de “excelentes” as relações entre os dois governos e os dois povos, realçando a cooperação importante que Portugal, enquanto um dos principais parceiros de Cabo Verde, tem dado para este percurso de sucesso no desenvolvimento das Ilhas.

Portugal tem sido, desde a proclamação da independência, em 1975, o principal parceiro do desenvolvimento de Cabo Verde, sendo que “muito do que cumprimos nestes 40 anos tem o selo da excelência das relações entre os nossos dois países”, salientou o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, acompanhado do seu homólogo português. Uma cooperação que se estende a praticamente todos os níveis do desenvolvimento, destacando-se sobretudo áreas “sensíveis” como a educação e o ensino superior e a saúde como destacou ainda Passos Coelho.

Mas também em áreas como as infra-estruturas em que, sobretudo, nos últimos anos o nosso país tem conhecido avanços significativos, nomeadamente na modernização de portos, aeroportos, construcção de barragens, requalificação e construcção de novos hospitais, centros de saúde, etc., o contributo do Governo de Belém é decisivo. Só nos últimos 4 anos, mais ou menos, foi disponibilizada uma linha de crédito por parte de Portugal no valor de 200 milhões de euros, com juros bonificados.

E acrescenta que a presença do Primeiro-Ministro português, que se deslocou à cidade da Praia enquanto convidado de honra para participar dos actos centrais das comemorações dos «40 anos», “é para nós, um grande gesto que nos toca muito fundo”.

Ainda em jeito de balanço, José Maria Neves realçou que volvidos 40 anos da Independência “cumprimos Cabo Verde”. E pode-se dizer que “tivemos uma trajectória de sucesso. Cabo Verde é hoje um país independente, livre, democrático, prestes a cumprir todos os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e as suas metas associadas, que projecta o seu desenvolvimento no horizonte de 2030″.

Igualmente, Pedro Passos Coelho frisou o percurso de sucesso de Cabo Verde que constitui um exemplo positivo em África, enaltecendo, em especial, o forte desenvolvimento social nesse período e que valeram nos últimos anos a reavaliação das Ilhas entre os Países de Rendimento Médio e que sintetiza os fortes avanços do país.

Mais, o Chefe do Governo português reafirma o compromisso de Portugal em continuar a cooperar e a buscar novas formas de reforço da cooperação entre os dois países, referindo que os dois países deverão, em breve discutir e projectar um novo acordo de cooperação para o triénio 2016/19. As prioridades dessa cooperação, elucida Coelho, terão de ser apontadas por Cabo Verde, estando Portugal abertos e disponíveis dentro das possibilidades do seu país para continuar a apoiar e desenvolver essa parceria, sobretudo nas áreas já referidas como, muito especialmente, nos domínios do Cluster do Mar e da segurança marítima.

 De frisar que, como lembrou José Maria Neves, que desde a tomada de posse de Passos Coelho à frente do Governo português, os dois governos já se reuniram em duas Cimeiras ao mais alto nível em Mindelo e em Lisboa, sempre com muito sucesso.