Notícias

PM exprime agrado com subida de Cabo Verde no relatório IDH 2015

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves foi esta segunda-feira, à margem da inauguração do Museu Amílcar Cabral, instado a comentar a subida de Cabo Verde no relatório do Índice de Desenvolvimento Humano de 2015 (IDH 2015) em relação ao ano anterior, divulgado no mesmo dia pelas Nações Unidas, dando conta da satisfação do Executivo com esta boa notícia e da ambição de fazer cada vez melhor em prol do bem-estar do povo das Ilhas.

De acordo com o IDH 2015, Cabo Verde subiu um lugar (ocupa agora a 122ª posição) no referido ranking em relação ao ano passado (121º em 2014) entre 188 países analisados, com 0,646 pontos, valor acima da média da África Subsaariana, como fez questão de frisar José Maria Neves.  

“São boas notícias para Cabo Verde porque apesar de no início da nossa independência muitos considerarem que Cabo Verde tinha tudo para dar errado, fizemos um percurso de sucesso e hoje já somos um país de rendimento médio, temos um IDH médio”, considera o Chefe do Executivo, ao mesmo tempo que realça a ambição do país em continuar a melhorar a sua performance e com isto a qualidade de vida das suas gentes e, em consequência, continuar a subir no relatório do IDH.

Aliás, Neves mostra-se seguro de que Cabo Verde já estará a garantir a evolução nesta matéria de desenvolvimento humano com as políticas e medidas em curso em áreas cruciais como a educação, a saúde e a segurança social, para além do combate à pobreza.

Com uma redução de, só de 2001 a 2010, de cerca de 37% para 21% da pobreza, Cabo Verde tem arrepiado caminhos. Ainda que o que falte percorrer seja “longo”, reflecte Neves, o percurso já feito é assinalável.