Notícias

PM exalta importância de tecnologia 3G para competitividade do país

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, que participou do acto de lançamento da nova tecnologia de internet móvel 3G da T+ nesta segunda-feira, 12 de Dezembro, exaltou a importância do momento, sendo que é “de mais um ganho significativo para Cabo Verde”.

A nova tecnologia de Internet banda larga móvel 3G, ora lançado pela referida empresa, considera José Maria Neves, será um contributo “importantíssimo” para a elevação do nível de competitividade do país, com a melhoria dos serviços em matéria de Internet, o que também contribui para a melhoria do ambiente de negócios no país. Um projecto à medida do grande plano de transformação do país num centro de prestação de serviços em matéria, também, das telecomunicações e novas tecnologias, é mais um passo rumo ao “cyber-islands”.  

Neves lembra que recentemente Cabo Verde foi avaliado na quarta posição a nível africano, em termos das telecomunicações e que com mais este serviço essa classificação deverá ser revista. “Se há pouco tempo, fomos avaliados em quarta posição no ranking africano das tecnologias de informação e comunicação, creio que agora um «case review», com este incremento tecnológico, reactualizaria Cabo Verde para uma posição mais confortável e ambiciosa”, declara.

O contributo da T+ para a maior acessibilidade e competitividade dos preços dos serviços de telecomunicações no país, também, é lembrado pelo Chefe do Governo que aponta a importância da concorrência nos mais diversos sectores. O Primeiro – Ministro Elogiou a decisão da Agência Nacional de Comunicações de abrir concurso e permitir a entrada de mais esta iniciativa da T+. Uma decisão “acertada” e “oportuna”.

A “ousadia da T+”, refere, “de investimento externo para a formatação de uma empresa cabo-verdiana no campo das telecomunicações, veio confirmar-nos, na prática e no dia-a-dia, que o mercado só tem a ganhar com a concorrência e os consumidores, diante das opções e das escolhas, são afinal os grandes beneficiários não só nos preços dos produtos, mas também na qualidade dos serviços”.

E acrescenta “sem pejo, nem exagero, que a T+ é o corolário da nova ambição dos cabo-verdianos que querem ousar, correr riscos e vencer, com iniciativas de qualidade e de actualização à escala global. Por isso, não posso deixar de expressar o meu regozijo, nem de augurar muitos sucessos aos gestores, trabalhadores e clientes desta grande empresa privada cabo-verdiana”.

Leia, aqui, o discurso de sua Excelência, o Primeiro-Ministro, por ocasião do lançamento do serviço e produtos 3G da T+ que decorreu na cidade de Mindelo.

Discurso do Primeiro-Ministro no lançamento da 3G T+ em São Vicente