José Maria Neves começou por destacar a importância da inauguração da primeira fase da escola secundária de Salineiro, que "vem repor a justiça", face à grande herança histórica da Cidade Velha, berço da nação.
Ribeira Grande, recorda, foi a primeira cidade de Cabo Verde, em tempos com uma grande dinâmica de produção e troca de saber e conhecimento, fruto do comércio e da forte presença da Igreja Católica que em tempos funcionou como uma verdadeira escola.
Na cidade velha funcionou a primeira diocese da igreja católica em África, no longínquo ano de 1533. Foi, também ali que funcionou uma das melhores bibliotecas de toda África durante os tempos áureos da Cidade Velha, destruída pelos piratas que constantemente sacavam o local.
Por tudo isto Neves conclui que "esta não é a primeira escola, é a reposição da justiça nesta cidade de Santiago de Cabo Verde".
E reafirma a forte aposta do seu Executivo na educação e, consequentemente, na juventude cabo-verdiana, com a democratização do ensino secundário com escolas por todo o país, e também do ensino superior com a criação da Universidade de Cabo Verde e tantos outros programas ligados à educação (ver texto: PM inaugura novo liceu nos Picos).
"Nunca se investiu tanto na juventude cabo-verdiana como hoje!", afirma o Primeiro Ministro antes de sublinhar que "a grande mudança hoje em Cabo Verde é que todo cabo-verdiano pode sonhar…". Isso, graças a este grande esforço feito na área da educação. "Hoje, um filho de pescador pode sonhar em ser engenheiro…", exemplifica.
Igualmente a Ministra da Educação, Vera Duarte mostrou-se satisfeita por ver inaugurar mais uma escola numa localidade com toda essa importância histórica.
Já o Embaixador da China, país financiador da obra desta escola, reiterou a amizade entre os dois países e o compromisso da China em continuar a ser um forte parceiro do processo de desenvolvimento de Cabo Verde, afirmando-se conhecedor do esforço do Executivo de Neves em investir na educação dos cabo-verdianos.
Assim, como o Primeiro-Ministro, o representante da Câmara local, o vereador para a área da Educação, Carlos Lopes, realçou a "justiça" desta escola para com a Ribeira Grande.
A Escola de Salineiro que é financiada pela Cooperação Chinesa tem, nesta primeira fase, 7 salas de aula, uma sala multi-uso, sala de professores e uma secretaria. Numa próxima fase a iniciar brevemente serão edificados os laboratórios, salas de informática, biblioteca e uma placa desportiva.
O discurso do Primeiro-Ministro será publicado na íntegra neste sítio, logo quanto possível.