Notícias

PM entrega as chaves aos primeiros beneficiários do Casa para Todos no Maio

A população da ilha do Maio, mais concretamente da cidade do Porto Inglês, está em festa com a inauguração do primeiro complexo Casa Para Todos, tendo sido entregues hoje, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, as chaves às primeiras 43 famílias contempladas.

neves casa t maio2O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, presidiu agora no final da tarde, a cerimónia de entrega das primeiras habitações, no âmbito do programa Casa Para Todos, às primeiras 43 famílias beneficiadas, todas com apartamentos da classe A (famílias com rendimento mensal de zero a 40 mil escudos) nesta primeira fase, num total de 90 apartamentos (60 da classe A e 30 da classe B- renda de 40 a 100 mil escudos mensais). Um investimento total de quase 250 mil contos e que irá beneficiar 90 famílias, estando previsto para breve a entrega das chaves às restantes famílias beneficiadas.

Centenas de pessoas fizeram-se presentes num evento que teve, para além dos discursos da praxe, um momento rico de cultura com a boa música do grupo local “Freetimes” e a agradável actuação de um grupo de batucadeiras locais.

Momentos transcendentais de alegria e que marcam uma nova era de esperança e maior dignidade na vida dos felizes beneficiados. É o caso do jovem casal Yasalde Patrick (29 anos) e Maria Varela (26 anos), com um filho pequeno e que antes moravam em um pequeno “cubículo” que era o quarto, a sala e nem sequer possuía uma casa de banho. “Eles tomavam banho no quarto e eu tomava banho na rua…”, recordou um emocionado Yasalde.

Nélia Soares (35 anos) realça o realizar de um sonho há muito perdido, daí elevar as mãos aos céus e agradece “do fundo do coração” os que “fizeram essas casas”, pois, diz, de outra forma nunca conseguiríamos fazer casas assim”.

neves casa t maio1Demonstrações de “puro extase” que se repetem nos rostos e vozes dos contemplados como “Quintinho” (35 anos) e sua família (mulher e três filhos) e que agora passam a morar num belo T3 e que diz ver a sua vida melhorar “significativamente com o «Casa Para Todos». O que dizer da dona de Marcelina dos Reis (71 anos), que agora passa a morar, com a filha e os netos) num apartamento com todas as condições dignas de habitabilidade. “Sabura” é a palavra escolhida para descrever o sentimento que lhe ia na alma entre lágrimas e palavras de agradecimento.

São 43 famílias que passam a viver num condomínio com vários equipamentos sociais, como parque infantil e quadra de futebolinho com relva sintética, entre outros. Sem contar que passam a morar bem ao lado do novo liceu, que será inaugurado esta quarta-feira.

Durante a sua intervenção, o Chefe do Executivo lembrou que este é o maior programa social realizado em Cabo Verde, em matéria de habitação social e recordou o conceito por detrás deste projecto inovador e de “Justiça social”, pois tem na sua génese a preocupação de juntar pessoas de diferentes posses e condição económica num mesmo espaço, propiciando as mesmas oportunidades de uma habitação condigna a todos.

Um programa que diz ser para continuar, sendo que está previsto a criação de um fundo para esse fim e que deverá contar com a participação dos beneficiários, através das suas mensalidades para a obtenção das suas casas.