O Primeiro-Ministro congratulou, esta quarta-feira, o Instituto Nacional de estatísticas (INE) pela liderança e organização da primeira reunião desta plataforma internacional dos Institutos de estatísticas, Grupo Praia, que considera, é “Uma prova da credibilidade do país e das suas instituições”.
Estas são considerações de José Maria Neves no acto de abertura do referido encontro, com a parceria da Comissão das Estatísticas das Nações Unidas que se realiza na cidade da Praia, e que marca o início da concretização das recomendações saídas da 46ª Comissão Das Estatísticas das Nações Unidas que decretou a implementação desta e mais sete plataformas de peritos de estatísticas, sendo esta a única sediada num país africano e da CPLP, neste caso na cidade da Praia, com a missão de pensar metodologias que visam a produção de dados estatísticos mais claros, rigorosos e transparentes. Baseados em metodologias documentadas.
Este primeiro encontro após a sua criação, sob a liderança do INE, é assim, um grande atestado ao prestígio e credibilidade, não só da referida instituição, mas do próprio país e de suas instituições. “Acho que é uma prova da credibilidade do país, das suas instituições. Aqui as instituições funcionam”, realça Neves.
Na mesma ocasião o Chefe do executivo realçou a importância dos levantamentos estatísticos para o melhor desempenho dos poderes públicos e para uma melhor definição das políticas de desenvolvimento.
“Neste momento que estamos preocupados com os objectivos do desenvolvimento sustentado (ODS), com a agenda pós 2015 e que a África está a preparar a sua agenda África 2063, temos de preocupar-nos com os dados estatísticos, com o rigor no seu tratamento, a transparência na sua publicação de modo a que os decisores públicos, os governantes e toda sociedade política e civil e os cidadãos tenham elementos não só para formular as decisões, mas sobretudo para controlar o exercício do poder e visualizar a dinâmica de crescimento e desenvolvimento do país”, reflecte o Primeiro-Ministro.
José Maria Neves não deixou ainda de incentivar esta reunião do “Grupo Praia” para que venha a contribuir para encorajar os países, “numa altura em que estamos preocupados com os objectivos do desenvolvimento sustentado (ODS)” – sem contar com a preocupação dos países africanos na definição de uma agenda de futuro pós-2015, há quem já fale numa agenda 2063 – a apostarem cada vez mais na produção de estatísticas de governança credíveis, “baseadas em metodologia documentada, sendo as mesmas determinantes para o desenvolvimento sustentável a nível global”.
Ainda sobre o Grupo Praia, Trata-se, pois, conforme sublinhou o Presidente do INE, António Duarte, de uma entidade de primeira grandeza.
Entre as suas missões está a definição de metodologia das estatísticas sobre governança, paz e segurança, visando maior clareza e rigor na produção de estatísticas.