Notícias

PM encontra-se com o Presidente da Guiné Bissau

José Maria Neves foi convidado a almoçar com o Chefe de Estado guineense, aproveitando a estada dos dois na 36° Cimeira da CEDEAO na capital nigeriana, Abuja.

Para além das eleições do próximo domingo, os dois líderes políticos discutiram também sobre o programa de apoio internacional para a reforma da defesa e segurança naquele país vizinho, bem como do desenvolvimento global da Guiné-Bissau  

Como era de se esperar, a sessão ordinária da 36° Cimeira da CEDEAO, que decorreu durante toda a manhã desta segunda-feira e parte da tarde, dedicou grande parte das discussões a esse tema, bem como da situação de alguma instabilidade, também, na Guiné Conakry e no Níger, cujas resoluções consideram fundamental para garantir a paz e a estabilidade regional.

Foi igualmente aprovada a política da Comunidade para o emprego e o trabalho, o plano estratégico de acção para o emprego na região. Outro diploma importante e, também, aprovado foi a unificação da política ou tarifa aduaneira (Ver texto: PM intervém em nome da CEDEAO em Cimeira Especial com PM espanhol).

A aprovação deste diploma insere uma quinta faixa tarifária de 35%, ao nível da Tarifa Externa Comum da CEDEAO, sendo que até agora somente Cabo Verde e também a Nigéria adoptavam cinco níveis de tarifas aduaneiras para diferentes produtos, ficando, no caso de Cabo Verde, por negociar as diferenças em relação ao montante a ser cobrado para os produtos da quinta faixa.

Esta missiva, segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Brito, vem no âmbito de um acordo com a União Europeia.