Notícias

PM em Paris para participar na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre o clima

A 21ª Conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas inicia esta manhã na capital francesa. O Primeiro Ministro, José Maria Neves, chegou esta segunda feira a Paris.

Pouco mais de duas semanas após os atentados que abalaram Paris, a cidade volta a ser o centro das atenções. Cerca de 153 Chefes de Estado e de Governo participam na Cimeira.

O Chefe do Governo cabo-verdiano traz até Paris propostas e metas para o limite da temperatura e a utilização das energias renováveis, no sentido de reduzir o consumo de combustíveis fósseis. Metas que poderão ser revistas de cinco em cinco anos para fazer avaliação de progressos e recuos.

Cientistas e ativistas alertam para o rápido aumento da temperatura que se tem registado e dizem que um aumento de temperatura em mais de 2ºC teria consequências drásticas para o planeta, nomeadamente a subida do nível das águas.

Apesar dos ataques de 13 de Novembro, Paris manteve a organização desta cimeira, que conta com a mais alta representação dos principais líderes mundiais.

A COP 21 propõe definir metas para o futuro no que diz respeito às alterações climáticas e às medidas contra o aquecimento global, atualizando os compromissos dos países aquando do Protocolo de Quioto, assinado em 1997.

Entre os 196 países representados pelas mais altas figuras de Estado e de Governo, estão o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e o Presidente chinês, Xi Jinping.