Na ocasião José Maria Neves proferirá uma oração de sapiência sobre a «Inserção Competitiva de Cabo Verde na economia global».
Esta distinção a José Maria Neves segue-se a uma outra, idêntica, atribuída em 14 de Maio pela Universidade de Rhode Island, nos EUA, em reconhecimento ao seu trabalho realizado à frente do Governo cabo-verdiano nos últimos anos.
O título é mais um testemunho de toda a projecção de Cabo Verde e o reconhecimento do país, enquanto uma experiência de sucesso.
Em Brasília, o Chefe do Governo será recebido ao mais alto nível, nomeadamente pelo Presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva. José Maria Neves discutirá com Lula da Silva as relações económico-empresariais entre os dois países, bem como o reforço da cooperação intergovernamental.
Na capital paulista, o Primeiro-Ministro tem encontros agendados com o Governador José Serra e com a comunidade cabo-verdiana radicada naquela cidade.
José Maria Neves será, ainda, homenageado em São Paulo pelos seus professores, colegas de curso e Direcção da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, onde se formou em meados dos anos 80.
Igualmente em São Paulo, o Chefe do Governo reúne-se com um grupo de empresários para apresentação do projecto do Fundo de Investimentos de Energia e Formas de Geração de Energia, tendo em conta a ambição de Cabo Verde em albergar um centro de pesquisa e ser uma referência mundial no domínio das energias alternativas
Reforçar as relações de cooperação e de amizade, dinamizar o comércio entre Cabo Verde e Brasil, bem como promover Cabo Verde como destino turístico e de investimento, são os principais propósitos da visita do PrimeiroMinistro ao Brasil.
No Rio de Janeiro, o Chefe do Governo reúne-se, ainda, com a comunidade cabo-verdiana.