Notícias

PM: É Importante que Cabo Verde mantém segundo lugar no Índice Mo Ibrahim 2015

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, a pedido dos jornalistas, teceu as primeiras considerações sobre a publicação do último Índice Mo Ibrahim, recentemente publicado e que coloca Cabo Verde, mais uma vez em segundo lugar a nível do continente africano em termos de boa governação, realçando a importância de se ter conseguido manter a honrosa posição.

“O mais importante”, considera o Chefe do Executivo, “é que Cabo Verde mantém o segundo lugar, está nos lugares de top em termos de rigor, de transparência na gestão da coisa pública, e é nesta linha que devemos trabalhar”. Assim, Cabo Verde mantém-se como um dos países mais bem governados em África, ainda que tenha-se constatado uma ligeira diminuição de 0,8 pontos no índice geral do país em relação ao ano anterior, que Neves desvaloriza, considerando-a “algo de quase insignificante”

O próximo passo, diz, será o de fazer uma leitura mais atenta e uma análise do referido Índice e ter em consideração os aspectos avaliados e as considerações da Fundação Mo Ibrahim e “continuar a trabalhar para que Cabo Verde se mantenha como um país de boa governação”.

Numa escala de 0 a 100, Cabo Verde alcançou uma pontuação de 74,5 pontos numa escala de 100, menos 0,8 do que no ano passado como já fizéramos referência, mantendo, entretanto, um score acima da média geral de 50,1 pontos e da média regional da África Ocidental de 52,4 pontos.

Uma curiosidade é que, este ano mais dois países foram avaliados, o Sudão do Sul e Sudão, aumentando para 54 o número de países avaliados.