O Primeiro-Ministro, José Maria Neves esteve em São Vicente, nos dias 11 e 12 de Novembro do corrente ano, para discutir com algumas instituições, incluindo a Câmara local, o novo acordo de Concertação Social e o acordo Concertação Estratégica que o Governo procura assinar com os vários parceiros sociais e políticos. Com esta iniciativa pretende desencadear algumas medidas e acções de prevenção contra a crise na zona Euro. Durante a viagem de dois dias, esteve na agenda do Primeiro-Ministro a inauguração do novo parque eólico de São Vicente.
Na sua estada em São Vicente José Maria Neves reuniu-se com a União dos Sindicatos, para debater a situação laboral em São Vicente, bem como uma oportunidade para aprofundar o debate sobre o novo acordo de concertação social. O objectivo é, sobretudo, conseguir consensos em torno de um pacote de medidas para fazer face à ameaça da crise internacional, sobretudo na zona Euro onde estão alguns dos principais parceiros de Cabo Verde, para além de que a moeda cabo-verdiana está directamente atrelada ao Euro.
José Maria Neves encontrou-se ainda com a Associação de Armadores local para juntos debater as preocupações do sector. O Primeiro-ministro reuniu-se também com o representante da Câmara Municipal de São Vicente e o Partido do Trabalho e Solidariedade, com sede em São Vicente.
PM inaugura parque eólico de São Vicente
Do programa de visita de José Maria Neves constou ainda uma visita às instalações da Polícia Nacional, mas o grande destaque foi, para a inauguração do Parque Eólico de São Vicente localizado na Selada de Flamengo. Este significa mais um passo firme rumo ao objectivo de chegar aos 25% de energia renovável até 2012 e aos 50% até 2020.
O Primeiro-Ministro presidiu a cerimónia de abertura do primeiro Fórum Nacional das Artes, em Mindelo. No sábado José Maria Neves deslocou-se a Santo Antão, para inaugurar o Parque Eólico de Aguada de Janela que, neste momento, já contribui com cerca de 13 por cento de energia produzida nos Municípios da Ribeira Grande e de Paul.