No seu segundo dia de visita ao conselho de São Domingos, o Primeiro-Ministro visitou o Liceu cujo patrono é o saudoso Fulgêncio Tavares (Anu Nobu) e pôde endereçar uma palestra sobre a igualdade e equidade de género aos alunos do 3º ciclo. Neves apela ao espírito de “tolerância, de não-violência, da responsabilidade” para que se possa promover a igualdade e equidade de género. Aqui a escola terá um papel importante, segundo Neves.
Numa palestra muito concorrida, José Maria Neves falou sobre a necessidade de se investir fortemente na educação e na família “para que os nossos filhos possam ter uma educação que lhes permita considerar essa questão da igualdade e equidade de género como uma questão fundamental para o desenvolvimento global da sociedade cabo-verdiana”.
Aqui, não só o Governo como as escolas, as igrejas, a comunicação social, as ONG´s, como as famílias têm um importante papel a desempenhar. Mais uma vez o Chefe do Executivo chama a atenção para o elevado nível de violência nas relações interpessoais em Cabo Verde, sendo “importante” haver entre os homens e as mulheres “essa perspectiva de mais igualdade e de mais equidade”.
A aluna e presidente da Associação dos estudantes do referido liceu, Telma Monteiro, considera pertinente a iniciativa, sendo que a violência com base no género é um tema recorrente no país e no concelho de São Domingos em particular. Para Telma a inserção da educação e debate sobre esta problemática nas escolas “ajudará a abrir as mentes deles e facilitará a compreensão do tema e para que possa mudar o modo de pensar das pessoas”.
Também a presidente da Associação dos Pais e encarregados de Educação, Fernanda Moreno, sublinha a relevância do tema, aproveitando para solicitar o apoio, por parte do Governo, aos pais e encarregados de educação sobre as melhores formas para a educação dos filhos dentro desta perspectiva que o Chefe do Executivo fala. Isso tendo em conta o despreparo e a pouca escolaridade de muitos pais, sobretudo no meio rural.
O Governo, de acordo com o Primeiro-Ministro, tem desenvolvido políticas públicas orientadas para uma maior igualdade e equidade de género nos mais diversos domínios como o emprego, a educação, a segurança social, “mas também fazendo um tratamento diferenciado lá onde há diversidade ou há diferenças.
Neves salienta o “forte esforço” do Governo em matéria de saúde materno-infantil, como em programas de empoderamento das mulheres chefes de família e que muito impacto têm tido, sobretudo nas zonas rurais, nomeadamente os programas de microcrédito e outras acções viradas para a geração de auto-emprego e rendimento para as famílias lideradas por mulheres. Isso, para além de todo o trabalho que se está a fazer em termos do combate À violência com base no género em Cabo verde, seja no plano legal quanto da conscientização desse problema.
Sobre os desafios relacionados à escola secundária Fulgêncio Tavares, sobretudo ao nível da melhoria da infra-estrutura, o Chefe do Governo diz- estar o Executivo consciente e que doravante, quase concluída a construcção da rede de escolas do país, a prioridade será sobre a requalificação das escolas, sobretudo as mais antigas e necessitadas de intervenções de melhoria.