Notícias

PM contacta universidades norte-americanas em busca de parcerias

José Ulisses Correia e Silva esteve de visita, esta quarta-feira, 27, às universidades da US Navy Academy, à Bridgewater State University e à Massachusetts Maritime Academy, com o objectivo de promover maior articulação com esses parceiros, no sentido de definir um quadro de colaboração para formações, ao mais alto nível, dos jovens cabo-verdianos. De acordo com o Primeiro-Ministro a ideia é proporcionar aos cabo-verdianos, oportunidades e experiências a nível profissional, assim como acesso a cursos de master de alta gestão.

maches

Em relação à Bridgewater State University, o Chefe do Governo avançou que, sendo uma instituição que já colabora com o país, há vários anos, através da Universidade de Cabo Verde, a possibilidade é “ainda maior” para alargar a parceria, por forma a que esta universidade possa receber mais estudantes cabo-verdianos. 

Também, com a Massachusetts Maritime Academy, ficou acordado, já no primeiro trimestre do próximo ano, o Governo assinar um protocolo para formação, ao mais alto nível, de fuzileiros e agentes da guarda costeira. O foco estará na capacitação e gestão de todo o setor de segurança e vigilância marítima, e ainda, nas áreas relacionadas com sistemas fiáveis de segurança, particularmente da proteção, resgate em situação de naufrágios, e outros contextos, tendo em conta a larga zona Exclusiva de Cabo Verde.

Maritim

Por outro lado, garantiu Ulisses Correia e Silva, uma missão da Massachusetts Maritime Academy deverá visitar Cabo Verde, brevemente, visando o estreitamento das cooperações e a possibilidade de apoiarem o país, na realização de ações e exercícios conjuntos com a guarda costeira.

Importa realçar que essas parcerias surgem no quadro do Programa “Cabo Verde Global” criado pelo executivo de Ulisses Correia e Silva, com finalidade de dotar o país de quadros altamente preparados para competirem a nível global, em diversas áreas.

Ulisses Correia e Silva encontra-se de visita oficial aos Estados Unidos, desde o dia 18 de setembro, tendo já representando Cabo Verde na 72ª Sessão da Assembleia, e mantido vários encontros bilaterais com homólogos de vários países da CEDEAO e da CPLP, além de audiências com altas individualidades norte-americanas e reuniões com as comunidades cabo-verdianas. O Primeiro-ministro vai ainda participar na primeira Gala Cabo Verde Sucesso, no dia 30 de setembro, em Boston.