Notícias

PM considera 2015 um ano bom para a saúde em Cabo Verde

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, considerou esta segunda-feira, durante uma visita às crianças internadas na pediatria do Hospital Agostinho Neto (HAN) os ganhos importantes alcançados na área da saúde em Cabo Verde e considerou que este foi um ano tranquilo em matéria de saúde.

José Maria Neves cumpria o que já é uma tradição de natal com a visita ao Hospital Agostinho Neto, em particular à ala da pediatria para estar com as crianças enfermas e recém-nascidas e instado a fazer um balanço do ano prestes a encerrar, em matéria da saúde, sublinhou os vários ganhos importantes conseguidos.

Este, recorda, foi o ano em que se implementou o primeiro curso de medicina no país, para além de novas especialidades médicas introduzidas e a confirmação do Centro de Hemodiálise como um centro de excelência.

O país está em vias de conseguir as condições para efectuar transplantes de rins e constata-se, “durante as visitas que efetuamos aos vários hospitais e centros de saúde do país, que há muitas melhorias”, sublinha Neves, ainda que continue a haver algumas reclamações no que tange ao atendimento.

Um desafio actual é a epidemia do Zika, que é transmitido pelo mosquito «aedes aegypti», transmissor da Dengue, daí o Primeiro-Ministro apelar para o engajamento de todos no combate ao mosquito transmissor para que possa ser erradicado de vez e, assim, o país possa ver-se livre das doenças por eles transmitidos.

Sobre a visita à pediatria do HAN, assim como tem feito todos os anos neste e outros hospitais do país, esta pretende levar a solidariedade de natal e um alento para uma melhor e mais rápida recuperação e “desejar-lhes um novo ano de muita saúde e felicidades”, frisou o Chefe do Governo.

Recorda-se que também inserido no seu programa alusivo a esta quadra festiva o Primeiro-Ministro já visitou a escola EBI de Achada Mato e esteve reunido com várias centenas de idosos na ilha do Fogo num convívio de natal.