O Primeiro-Ministro, José Maria Neves confirmou agora à tarde – após um encontro com um grupo de congressistas e membros da Câmara dos representantes em Washington, capital dos Estados Unidos – à comunicação social o convite do Presidente norte-americano, Barack Obama, para que Cabo Verde participe de uma Cimeira entre os EUA e cerca de 47 países africanos ao nível dos Chefes de Estado e de Governo que decorrerá em Washington visando o reforço das relações político-económicas com o continente africano.
O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, que falava à imprensa à saída do referido encontro, instado a comentar o assunto confirmou que Cabo Verde foi de facto um dos países convidados e que, tudo indica, deverá ser ele, enquanto Chefe do Governo, a marcar presença neste certame de alta importância para o reforço das relações entre o continente africano e os Estados Unidos.
“Cabo Verde foi convidado e vamos fazer as necessárias articulações, mas trata-se de uma cimeira que irá tratar questões mais da área da governação e como sabe aqui em Cabo Verde tem um outro sistema de Governo onde temos um Chefe de Estado e um Chefe do Governo, ambos homólogos do Presidente norte-americano que é a um tempo Chefe de Estado e Chefe do Governo. Tratando-se de questões mais da área da governação com certeza que deverá ser o Chefe do Governo a participar”.
Sobre a Cimeira Neves exalta a sua importância sendo que ela vai de acordo a o que Cabo Verde sempre “propugnou”, que é o reforço das relações entre aquele país e o nosso continente. “Acho que é fundamental para o desenvolvimento do continente africano e para o desenvolvimento também dos EUA, numa perspectiva win-win, de ganhos mútuos entre o os EUA e o continente africano”, comenta Neves que não faz segredo do desejo dessas Ilhas em sse afirmarem como “uma ponte entre os EUA e a África e vem ao encontro dessa nossa estratégia de ser um `gateway to África.´
O Primeiro-Ministro recorda ainda as participações do encontro em Março do ano passado entre Obama e quatro líderes africanos, incluindo José Maria Neves, também de elevada importância e que já nessa altura Cabo Verde expressara ao Presidente norte-americano essa sua vontade e disponibilidade.
Relações com EUA são Excelentes
Sobre as relações bilaterais entre Cabo Verde e os EUA, tanto o Primeiro-Ministro quanto o porta-voz do grupo que hoje o visitou, o Senador John Boozman exaltam a “excelência” das mesmas. “Excelentes” e “estratégicas”, sublinha José Maria Neves, pois que “em domínios que são fundamentais para o futuro de Cabo Verde e da região”, nomeadamente em matéria de segurança, em especial a segurança marítima que é um pilar importantíssimo para o sucesso do «Cluster do Mar».
Também de realçar a cooperação financeira de que são exemplos os dois compactos do Millenium Challenge Account, sendo Cabo verde o único país a conseguir até este momento dois compactos do programa do governo norte-americano e que têm sido desenvolvidos com muito sucesso. Este segundo compacto, por exemplo, explica Neves está a proporcionar importantes reformas, “máxime no sector da administração pública, criando mais rigor e transparência na gestão da coisa pública. Um aspecto relevante para a melhoria do ambiente de negócios nas Ilhas e para que se possa atrair investimentos privados norte-americanos, em especial os nossos emigrantes.
Já o Senador John Boozman enaltece o estágio de desenvolvimento e congratula-se com a colaboração que o seu país tem dado a este processo, realçando que se “aqui não vêm muitos senadores americanos é justamente pela excelência das relações e porque os problemas que existem ao nível da segurança por exemplo, em outras partes do continente e no que diz respeito às relações com os EUA não se põem em relação a Cabo Verde”.
O grupo norte-americano também esteve de visita ao Ministro das Relações Exteriores, Jorge Borges, e ao Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Tolentino e devem regressar ainda hoje ao seu país.