Notícias

PM condecora jornalistas por contributo para o desenvolvimento de Cabo Verde

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, condecorou esta sexta sexta-feira, 29 de Maio, Dia Nacional da Imprensa, cerca de 42 e duas personalidades e 13 instituições ligadas à comunicação social com o 1º Grau de Medalha de Mérito Profissional e o 1º Grau de Medalha de Serviços Distintos, e que é sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol de um Cabo Verde livre, democrático e do qual as cabo-verdianas e cabo-verdianos se podem orgulhar.

Este evento, iniciativa do Governo através do Ministério da Presidência do Conselho de Ministros e que detém a pasta da Comunicação Social, que se realizou no Palácio do Governo está enquadrado nas comemorações dos 40 anos da Independência Nacional e que este ano se comemora sob o lema “Cabo Verde, Nha Amor, Nha Fé, Nha Luta, Nha luta”.

Num discurso emotivo, José Maria Neves sublinhou todo o mérito da classe jornalística cabo-verdiana por tal distinção, já que têm dado um contributo fundamental em prol da independência, democracia e o desenvolvimento do arquipélago.

E se Cabo Verde hoje, passou de um país “improvável” para um país possível, uma “nação vencedora, moderna, competitiva e um país de sonho”, deve-o muito ao trabalho heróico desses jornalistas e órgãos de comunicação social que, assim como várias outras classes trabalhadoras têm sido verdadeiros “heróis”, ajudando a contar a história e as estórias das Ilhas e têm dado a conhecer “outras vozes competentes” para além daquelas da esfera do poder.

E para que o país possa continuar a escrever essa história de sucesso, também a classe jornalística deve poder dar o salto, acompanhando os novos tempos “com as novas tecnologias”, nomeadamente os jornais digitais. Daí que Neves exorte para que esses continuem a desafiar as impossibilidades e para que os diferentes órgãos de comunicação social continuem a cumprir o seu papel na transformação das Ilhas.

Neves realça ainda a relação aberta entre os poderes públicos em Cabo Verde e os jornalistas o que mostra o elevado grau de liberdade de imprensa que existe no país. Neves sublinha ainda a necessidade de, sempre, os jornalistas terem em atenção a grande responsabilidade inerente a essa nobre profissão, no sentido de fazerem cada vez melhor o seu trabalho.

Em nome dos jornalistas homenageados, o veterano Alfredo Simão Carvalho Santos realçou igualmente o contributo dos jornalistas para o desenvolvimento do país, sobretudo daqueles que, como ele, abraçaram há 40 anos, a nobre causa de “colocar em pé o edifício da comunicação social do Cabo Verde independente” e agradeceu o gesto de reconhecimento do Governo de Cabo Verde.

Também falaram em nome dos órgãos de comunicação social, o Frei Gilson Frededo Jornal Terra Nova e Manuela Fonseca em nome das personalidades distintas da comunicação social.