Notícias

PM augura sucessos e projecção internacional para o andebol cabo-verdiano

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, recebeu e endereçou palavras de encorajamento às selecções seniores masculina e feminina de andebol de Cabo Verde que estão na última fase de preparação para as eliminatórias que dão acesso à fase final dos Jogos Africanos que acontecem este ano na República Democrática do Congo, augurando que seja o início de um percurso de sucesso ao nível internacional.

As selecções, equipas técnicas e representantes da Federação Cabo-verdiana de Andebol partem já amanhã, quarta-feira, 11 de Março, para o Senegal onde irão disputar entre 13 e 15 de Março esta fase preliminar.

Estas foram recebidas esta tarde pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves, que deixou palavras de encorajamento, apoio e superação, augurando sucessos nesta jornada que espera seja “a semente” da afirmação do andebol cabo-verdiano na alta- roda africana e mundial da modalidade.

De acordo com o Chefe do Governo, “se há uma área onde temos grandes talentos esta é a área dos desportos”, para além da música como referenciou José Maria Neves. “Fico muito satisfeito, muito contente ao ver esta organização, o andebol a querer participar nas eliminatórias e estar no palco das competições africanas. Fico muito satisfeito e muito orgulhoso com esse facto”, sublinhou o Chefe do Governo.

Assim como com os «Tubarões Azuis» do futebol, Neves salienta que “devemos fazer absolutamente tudo para que o andebol possa também ganhar força”, para que possa também fazer um brilharete ao nível internacional e “fazer, também parte desta história, desta criação do desenvolvimento de Cabo Verde”.

Também a Ministra da Educação e Desportos, Fernanda Marques, deixou uma mensagem de carinho aos bravos homens e mulheres das respectivas selecções, sublinhando o sacrifício dos atletas para o desenvolvimento da modalidade e para representarem as cores nacionais. É o exemplo, como ela mesmo frisou, da atleta Rosangela Ferreira, uma jovem mãe que, para poder estar no grupo e dar o seu contributo, viajará com a filha de pouco mais ou menos de um ano de idade.

Por seu lado, José Eduardo dos Santos, o Presidente da Federação, é a voz e a ambição dessas mulheres e homens do andebol de poder marcar presença na fase final na República Democrática do Congo.

O Governo, como sempre, é o principal parceiro do desporto e, neste caso, do andebol, que estará a contar com um forte financiamento por parte do Ministério da Educação e Desportos, através do contracto programa anual que é assinado com esta e todas as federações desportivas nacionais, para que possa cumprir com êxito este projecto.

Quem também já prometeu apoiar é o Comité Olímpico Nacional e José Eduardos dos Santos mostra-se esperançoso de que as empresas nacionais saberão responder ao apelo da Federação e valorizar o empenho e sacrifício desses atletas e comissão técnica liderada pelo ex-internacional português, Ricardo Costa.

A equipa masculina é formada por Edson Santos, Josimar Tavares, Erikson Duarte, Bruno Landim, Paulo Martins, Paulo Andrade, Edmilson Morais, Rafael Andrade, Raimundo Monteiro, Felisberto Landim, Flávio Fortes, Leandro Semedo (FC Porto), Gilson Correia (Benfica) e Ivo Santos (Belenenses).

A nível Feminino vão jogar as atletas Célia Oliveira, Elisabeth Gomes, Aracely Duarte, ,Odeth Tavares, Leila Cruz, Maria Oliveira, Adelcia Ribeiro, Leidimara Soares, Rosangela Ferreira, Jany Fernandes, Josina Fortes, Suzanna Barros e as atletas do clube Assomada de Portugal, Jéssica Mendes, Nádia Fernandes, e Edna Oliveira.