Este encontro que reúne 17 países africanos visa analisar a disponibilidade e/ou carência a nível interno e externo para a implementação dos censos e identificar estratégias apropriadas para a solução dos problemas de recursos para os censos nos países que vão participar na ronda dos censos de 2010. A reunião pretende, ainda, redefinir o valor dos censos da população na medição dos progressos em direcção aos Objectivos do Milénio para o Desenvolvimento e na elaboração da cartografia da pobreza, instrumento indispensável na luta contra a pobreza.
Para o chefe do Governo, de entre os Objectivos do Milénio, a preocupação do seu Governo vai para a redução da pobreza, que continua a ser um desafio importante para Cabo Verde. "Por isso, a redução da pobreza, nas suas mais diversas dimensões, monetária, acesso social em termos de educação, saúde, água potável, habitação ou ainda cultural, é a grande prioridade. Temos dedicado muito do nosso esforço ao combate a este flagelo", defendeu José Maria Neves, para quem o censo 2010 vai apoiar o Governo na avaliação das políticas e programas de luta contra a pobreza que vem sendo implementado e, em particular do Documento de Estratégia de Crescimento e de Redução da Pobreza.
Uma outra prioridade estabelecida pelo Governo é a promoção de um desenvolvimento equitativo e com justiça social. O Primeiro Ministro apontou dados recentes que mostram uma evolução muito positiva em termos de melhoria global de bem-estar das populações, mas entretanto há alguns sinais que preocupam. "Há sinais inquietantes de desigualdades sociais e assimetrias regionais, que importa combater com determinação. Estas dimensões estão a ser tidas em conta nas políticas globais e sectoriais, bem como nas políticas de descentralização e de ordenamento do território", alertou.
O chefe do Governo espera que o censo 2010 forneça informações que permita ao Governo avaliar os impactos das políticas, afinar as estratégias, programas e projectos para melhor focalizar as populações mais pobres e as regiões mais carenciadas, nomeadamente pela actualização do perfil e da categoria da pobreza para a redução das desigualdades e assimetrias regionais. (Leia na íntegra o discurso do Primeiro Ministro no Link dos Discursos e Comunicados)