No momento em que se celebra o Dia Da Mulher Cabo-verdiana, o Primeiro-Ministro, José Maria Neves presidiu a cerimónia de lançamento de mais uma campanha contra o uso abusivo do álcool, manifestando o seu total apoio a essa iniciativa, pois que o alcoolismo é hoje uma questão de saúde pública, pelo número de jovens e adultos que sucumbem a este mal, destruindo vidas e famílias, sendo inclusive uma das causas da violência com base no género (VBG). Como diz o lema da campanha, Neves frisa que “Ansiedade di Bebi, Podi Kaba Ku Prazer di vivi”, apelando à moderação e responsabilidade no uso do álcool.
Durante a referida cerimónia que decorreu na Praça Alexandre Albuquerque, José Maria Neves, felicitou as várias instituições impulsionadoras desta campanha “CaboverdiAMA – Ansiedade di bebi, podi kaba ku prazer di vivi” (Ansiedade de beber pode acabar com o seu prazer de viver) e reafirmou um apelo várias vezes feito por ele em relação à necessidade dos cabo-verdianos combaterem este grande mal que é o alcoolismo.
Um mal que, cada vez mais, mata directamente aqueles que sucumbem a este mal e indirectamente as famílias que sofrem quase sempre a consequência da irresponsabilidade e discernimento dos alcoólatras, transformando-se também eles em vítimas.
Sem contar com inúmeros acidentes nas estradas e também casos de crimes e homicídios que se devem à embriaguez de alguém, recorda Neves, que considera que o alcoolismo, neste momento, está a transformar-se numa questão de saúde pública. Daí que Neves frisa que “é preciso combater de frente o uso abusivo do álcool para podermos ter uma sociedade menos violenta, com mais paz, com mais amizade e com menos problemas.
No Dia da Mulher Cabo-verdiana Neves o Chefe do Executivo augura que todos juntos, os cabo-verdianos e as cabo-verdianas possam trabalhar juntos visando uma sociedade onde reine a tolerância, a paz e a amizade.
José Maria Neves sublinha ainda as grandes conquistas que as mulheres cabo-verdianas têm conseguido nestes últimos 15 anos. Basta ver, por exemplo, a representatividade feminina no Governo onde são hoje maioria e ocupando pastas relevantes e trazendo “uma grande força” ao Executivo.
Isto, muito mais do que “charme”, trouxe resultados palpáveis como seja a eleição recente da actual Ministra da Juventude, Emprego e Solidariedade Social, Janira Hopffer Almada ao cargo de Presidente do PAICV e futura candidata a Primeiro-Ministro, sendo ela a primeira mulher a estar nessa posição o que, por si só, constitui “um ganho importante”.
Outro exemplo desse maior protagonismo das mulheres é a actual candidatura da actual Ministra das Finanças e do Planeamento, Cristina Duarte, à Presidência do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) sendo, inclusive, uma das candidatas mais fortes.
No Parlamento, na educação, na saúde, nas comunidades, nas ONG´s, cada vez mais as mulheres ganham maior protagonismo ao ponto de hoje o país estar em risco de não conseguir realizar os objectivos do Milénio em relação à equidade e igualdade de géneros. Isso porque, em muitas áreas e circunstâncias as mulheres já são a grande maioria, colocando-se desde logo a questão se não é chegada a hora de se pensar políticas de equidade e igualdade de género favoráveis aos homens.
Quanto ao evento desta manhã, tratou-se também de um momento de convívio dessas mulheres pertencentes às instituições promotoras dessa campanha contra o uso abusivo do álcool com o Primeiro-Ministro e de troca de impressões.
Entre os organizadores desta campanha estão o ICIEG, a AMES (Associação das Mulheres Empresárias de Santiago), VerdeFam (Associação cabo-verdiana para a Protecção da Família), a MORABI, a AMJ (Associação das Mulheres Juristas) e ICIEG (Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género). Durante o evento foi ainda exibido o spot publicitário alusivo a esta campanha e que deverá passar nas televisões nos próximos tempos
Ouça as declarações do PM à Imprensa sobre a campanha:
https://soundcloud.com/primeiro-ministro/pm-apoia-campanha-contra-o-alcoolismo
Ouça o discurso do PM na íntegra. https://soundcloud.com/primeiro-ministro/pm-apela-a-um-cabo-verde-livre-dos-males-do-alcool