Notícias

PM apela à serenidade e promete Plano B para fazer ao mau ano agrícola

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, aproveitou a sua visita a algumas propriedades agrícolas do concelho de Santa Cruz, para apelar à “serenidade” dos agricultores em relação ao mau ano agrícola em perspectiva, devido à falta de chuvas este ano, ao mesmo tempo que sublinhou o compromisso do Executivo que já está a avançar com um “plano B”, de cerca de 200 mil contos, para apoiar os agricultores.

José Maria Neves falava, num encontro com alguns agricultores da ribeira de Picos, em Santa Cruz, ele que iniciou hoje uma visita de dois dias ao concelho, tendo anunciado pessoalmente um forte apoio do Governo aos agricultores e pecuaristas de todo o país, sendo que já há disponível um fundo de 200 mil contos, por parte do Ministério do Desenvolvimento Rural, para apoiar a actividade agrícola e pecuária nesta fase difícil.

“Este ano estamos a assistir um mau ano agrícola, mas quero apelar a todos os agricultores, a todos os cabo-verdianos e cabo-verdianas à serenidade, o Governo vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para apoiar o agricultor na mobilização de água, na recolha de pasto, no desenvolvimento da agricultura e da pecuária”, declara o Chefe do Governo.

Este momento, entende Neves. Deverá servir para uma mudança das mentalidades no sentido de acreditar e continuar o investimento na agricultura e na pecuária no país para que se possa, não só amenizar e evitar os problemas actuais que surgem com a falta de água mas, também, avançar para a industrialização desses sectores. “Que esta seca nos sirva de exemplo”, diz, alertando para a necessidade dos agricultores terem uma visão e noção mais abrangente e responsável, no sentido de aproveitarem melhor os recursos.

É nesse sentido que o Governo irá apoiar esses agricultores com a instalação e rega gota-a-gota e equipamentos dos furos para uma gestão mais racional e eficiente do precioso líquido, mas sobretudo, com actividades geradoras de rendimento para os agricultores.

Também a Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet alertou para a necessidade do aproveitamento das folhas de plantas como banana e outros recursos à disposição dos agricultores, que muitas das vezes são queimados ou simplesmente jogados por aí, para a alimentação dos animais, sendo esses excelentes para ração e, para além do mais, excelentes adubos naturais.

Outras preocupações têm a ver com a energia que, segundo o Primeiro-Ministro, até finais de 2015 deverá chegar a toda a ilha de Santiago, abrangendo, claro, Matinho e toda a Ribeira dos Picos. O acesso àquela zona é também uma preocupação ao qual Neves diz ser uma preocupação do Governo que está a concentrar esforços agora para a edificação das vias de acesso por todo o país, sendo que a primeira fase era para a conclusão das vias principais.