O Primeiro-Ministro é um dos muitos apoiantes e um dos membros da Comissão de Honra da iniciativa Ciclo de Tertúlia Crioula, organizado e dinamizado por estudantes cabo-verdianos em Portugal e que agora inaugura este ciclo aqui no país com um primeiro debate a realizar-se neste sábado, a partir das 10h15, na Assembleia Nacional. José Maria Neves é o convidado de honra para a abertura do acto solene, deste que é o primeiro debate do Tertúlia organizado em solo cabo-verdiano.
O Tertúlia Crioula, para quem não sabe, trata-se de um ciclo de debates o organizado e dinamizado por um grupo de estudantes cabo-verdianos, ao longo de três anos a esta parte, a partir de Portugal e que tem contribuído para debater e perspectivar o desenvolvimento de Cabo verde nas suas mais diversas facetas. Pelo Tertúlia já passaram diversas personalidades cabo-verdianas e estrangeiras da área política, cultural, intelectuais e catedráticos, economistas, etc., incluindo o nosso Primeiro-Ministro, José Maria Neves.
Com esta iniciativa os organizadores pretendem inaugurar o ciclo aqui nas Ilhas, que querem com debates regulares contando com a colaboração de antigos “tertulianos”, agora residentes em Cabo Verde. O Primeiro-Ministro apoia essa ideia.